Lisboa |
Escola de Leigos assinala 25 anos
“Aproveitar o saber teológico para aumentar a sabedoria”
<<
1/
>>
Imagem

O Administrador Apostólico do Patriarcado de Lisboa considera a Escola de Leigos “uma das iniciativas mais interessantes para a formação dos cristãos, sobretudo do laicado”. Na celebração dos 25 anos da Escola de Leigos, D. José Policarpo lembrou ainda o objetivo desta instituição formativa.

 

A festa decorreu na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, no passado dia 3 de junho. “É com muita alegria que estou aqui, convosco, a celebrar o aniversário de uma das iniciativas mais interessantes para a formação dos cristãos, sobretudo do laicado”, começou por referir o Patriarca Emérito de Lisboa, lembrando depois que a missão da Escola de Leigos deve permitir aos alunos penetrarem na mensagem de Jesus Cristo. “A vossa experiência e o vosso esforço, ao longo destes 25 anos, foram feitos através da formação teológica. Mas a formação teológica é apenas o pôr a inteligência, e de certo modo o método científico, ao serviço de uma inspiração e de um dinamismo inevitável na fé, que é penetrar, o mais fundo possível, na mensagem de Cristo, no seu sentido”, referiu o Cardeal Policarpo, assegurando que “a teologia que não seja o reflexo e a respiração de um coração crente torna-se uma ciência, um saber como outro qualquer”.

A celebração dos 25 anos da Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa reuniu docentes, discentes e colaboradores da instituição. “Demos graças a Deus por este esforço na formação dos nossos leigos, na formação do nosso Povo de Deus e peçamos ao Senhor que continue, mas que continue com este sentido: não se trata de fazer ‘doutores’, trata-se de aproveitar o saber teológico para aumentar em nós a sabedoria. E a sabedoria é exatamente a compreensão de todas as coisas que nos dá a fé”, frisou.

Na sua homilia, o Administrador Apostólico do Patriarcado de Lisboa falou ainda na força da fé: “A Igreja, Povo do Senhor, não pode recusar o Filho. Ele é sempre bem-vindo! Ele é a razão de ser da Igreja! Ainda na festa de ontem [Corpo de Deus], celebrávamos e meditávamos na beleza que é, e na força que é, termos a certeza de fé que o Senhor está sempre connosco, nos acompanha, em todos os nossos passos, em todas as nossas vicissitudes”. Depois, abordou o que considera um dos grandes desafios da Igreja. “Tomar a sério a Senhoria de Cristo, a centralidade de Cristo: este é um dos grandes desafios da Igreja de todos os tempos e é-o particularmente no nosso tempo! Ele é o Senhor da Igreja!”, assegurou D. José Policarpo.

 

Formar cristãos

A Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa nasceu em 1988. Em julho do ano passado, o cónego António Janela, presidente do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), instância de que depende a Escola de Leigos, sublinhava, em entrevista ao Jornal VOZ DA VERDADE, o surgimento desta escola de formação. “Foi uma iniciativa de três ou quatro párocos de Lisboa, que se associaram para responder a esta necessidade de uma formação integral do laicado e não apenas de uma formação doutrinal. Por isso, desde o início que se visa, em íntima colaboração e em correspondência ao Programa Diocesano, o partir da experiência pessoal para uma visão mais integrativa, que não apenas um enriquecimento de conhecimentos doutrinais”.

Naquela entrevista, este responsável lembrava todos quantos tinham passado pela Escola de Leigos. “Posso dizer, sem medo de errar, que já passaram pela Escola de Leigos cerca de 10 mil pessoas desde 1988. Graças a Deus tem marcado muita gente e continua, alargando o seu âmbito”, referia o cónego Janela.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES