Lisboa |
Vigararia da Lourinhã
Vinte festivais ajudam a “caminhar e a crescer para Cristo”
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Festival da Canção dos Jovens da Vigararia da Lourinhã celebrou, no passado sábado, 8 de junho, a sua vigésima edição. Nascido em 1994 por iniciativa do padre José Traquina, pároco de Bombarral naquela época, este festival do Oeste será aquele que se realiza na diocese, há mais tempo, de forma ininterrupta.

 

A história de 20 festivais da canção começou em 1994, a partir da iniciativa do então pároco de Bombarral, padre José Traquina, que juntamente com um grupo de jovens daquela paróquia, e outras paróquias vizinhas da antiga Vigararia de Cadaval –Bombarral, fez nascer aquele que era considerado o maior evento juvenil na vigararia. “Começámos por nos juntar ao sábado para aprender a tocar viola, com o padre Traquina, e depois, um ano mais tarde surgia a ideia de realizar um festival da canção”, contam, hoje, aqueles que eram, à época, jovens da paróquia de Bombarral.

O festival foi acontecendo, ano após ano, associado à Vigararia de Cadaval-Bombarral. Com a criação da Vigararia da Lourinhã, o festival mudou de nome e alargou o seu âmbito de participação. Se antes fazia parte das atividades promovidas pela Associação Juvenil Salvator Mundi, ligada à paróquia de Bombarral, este ano a organização do festival coube à nova equipa vicarial de jovens que enceta, assim, uma nova etapa. “Com esta nova etapa a vigararia procura fazer uma pastoral de conjunto”, salienta o vigário da Vigararia da Lourinhã, padre Ricardo Franco. Nesta vigararia, que congrega os concelhos de Bombarral, Cadaval e Lourinhã, “tem-se procurado ao longo dos últimos anos trabalhar em conjunto”, mas "esta não é uma tarefa fácil", ressalvou o padre Ricardo, observando que para realizar esse trabalho "têm sido lançadas as bases de uma equipa vicarial" e que o festival da canção é uma das atividades desta nova equipa.

Segundo este vigário, o festival é uma “iniciativa importante para fazer pastoral juvenil". Testemunhando que na sua paróquia da Lourinhã, que habitualmente não estava presente neste festival, “este ano teve jovens na equipa vicarial e a concurso no festival”, o padre Ricardo salienta que estas iniciativas “criam dinamismo e sobretudo um sentido de trabalho em conjunto, e isso é muito importante para a pastoral juvenil", frisa. Apontando a dimensão “de saber perder a vida, que tem a ver com a vida cristã e que está presente na pastoral juvenil”, o padre Ricardo Franco acentua que “o festival proporciona isso, de alguma forma, e ajuda os jovens a caminhar e a crescer para Cristo”.

A 20ª edição do Festival da Canção dos Jovens da Vigararia da Lourinhã foi ganha pela paróquia das Lamas, Cadaval, com a canção ‘Peregrinos’, e irá representar a Vigararia no Festival Diocesano a realizar em 28 de setembro. 

texto e fotos por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES