Mundo |
Fundação AIS: recordar João Paulo II e Padre Werenfried van Straaten
Enxugar as lágrimas de Deus
<<
1/
>>
Imagem

Foram amigos especiais. Uma simples troca de olhar entre ambos bastava. Quando estiveram juntos pela última vez, quase nem disseram nada. Abraçaram-se apenas. O Padre Werenfried colocou a Fundação AIS ao serviço da Igreja. “Qualquer desejo do Papa é uma ordem”, dizia sempre. E João Paulo II desejou libertar a Europa de Leste da tirania comunista e ajudar a Igreja onde quer que ela estivesse em sofrimento. Numa palavra: era preciso enxugar as lágrimas de Deus em todos os oprimidos do nosso tempo…

 

Assim foi. Neste ano em que se comemora o centenário do nascimento do Padre Werenfried van Straaten, não é possível evocar a história e a coragem do homem que fundou a AIS, a Ajuda à Igreja que Sofre, sem recordar o Santo Padre João Paulo II. A 13 de Maio de 1981, João Paulo II sofre um atentado quase fatal na Praça de São Pedro. Na convicção absoluta de Karol Wojtyla, “uma mão disparou e outra desviou a bala”. Naquele instante ocorreu mais do que um atentado. Para o Papa houve uma intervenção divina que se reflectiu na própria história da humanidade. A Mensagem de Fátima tornou-se clara, então, para João Paulo II, na necessidade da conversão da Rússia, como a Mãe de Deus proclamou aos pastorinhos. A mesma Mensagem de Fátima que já antes tinha inspirado o Padre Werenfried, quando fundou a Ajuda à Igreja que Sofre.

 

A reconciliação

A vida de ambos foi uma luta contra todos aqueles que queriam construir um mundo sem Deus. Ambos encontraram-se também na importância da reconciliação. Foi essa necessidade que levou o Padre Werenfried a ajudar os refugiados alemães que vagueavam por entre os escombros da Europa no final da II Guerra Mundial. Muito mais importante do que toda a ajuda material que reuniu – e que permitiu salvar milhares de vidas – o Padre Werenfried conseguiu logo aí, no arranque da missão da Fundação AIS, o milagre da reconciliação, fazendo as pessoas olhar para o outro, o que estava necessitado, faminto, sem nada, não como o antigo inimigo mas como alguém que precisava de ajuda.

 

Igreja perseguida

Esta mesma compaixão tem sido fonte inspiradora da Fundação AIS ao longo dos anos. O império soviético, com os seus “gulags”, sucumbiu, mas outras cortinas de ferro, outras ditaduras, outros campos de concentração vão sendo erguidos no mundo. Infelizmente, nunca como agora é actual a missão da Fundação AIS. Nunca como agora os cristãos foram tão perseguidos. Como dizia o Padre Werenfried, os cristãos perseguidos “são a elite da Igreja”.

 

Continuar a missão

Hoje, colaborar com a Fundação AIS ajudando os cristãos perseguidos, apoiando a Igreja em necessidade, é o melhor tributo que se pode dar à memória do Padre Werenfried van Straaten. Prosseguir o trabalho fundado por este monge premonstratense, cujo centenário do nascimento se celebra ao longo do corrente ano é, seguramente, também, uma forma de dizermos o nosso obrigado a João Paulo II. Ambos foram amigos e cúmplices. Ambos sabiam que tinham a obrigação de ajudar a Igreja que rezava em segredo, a Igreja clandestina, a Igreja encarcerada, maltratada, em sofrimento. Hoje, todos os benfeitores e amigos da Fundação AIS são, pelo seu trabalho, continuadores desta missão. Esta é a nossa responsabilidade. É a sua responsabilidade.

 

Saiba mais em www.fundacao-ais.pt

 

Neste ano em que se comemora o Ano da Fé e o Centenário do nascimento do Padre Werenfried, fundador da AIS e grande amigo pessoal de João Paulo II, temos a alegria de voltar a convidar todos os amigos e benfeitores a assistir ao MUSICAL WOJTYLA. Uma vida que inspirou muitas vidas. Um musical que o vai inspirar a si!

 

Especialmente para os nossos amigos e benfeitores, foi reservado um espectáculo no dia 22 de Junho, pelas 16h, no Teatro Tivoli em Lisboa. Para beneficiar de 10% de desconto basta dizer que vai através da Fundação AIS, na aquisição dos bilhetes individuais!


Bilhetes à venda em: WWW.TICKETLINE.PT; LOJAS FNAC; WORTEN; C.C. DOLCE VITA; EL CORTE INGLÉS; LOJAS ABREU VIAGENS; LOCAIS DO ESPECTÁCULO; RESERVAS 707 234 234

 

COMPAREÇA. Traga a sua família, filhos, netos, sobrinhos, amigos e faça parte desta grande festa da FAMÍLIA AIS! Nós também estaremos presentes para estar especialmente consigo.

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Quais serão as realizações da Igreja em Portugal, fruto do seu empenho e compromisso, minimamente nacionais?...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, declararam que não pretendem ter mais do que dois filhos,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES