Lisboa |
Até abril de 2014
D. Manuel Clemente eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa
<<
1/
>>
Imagem

O novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), durante a Assembleia Plenária Extraordinária, que se realizou em Fátima, no dia 19 de junho.

 

“A Assembleia decidiu eleger um novo Presidente que presida aos destinos da Conferência até às próximas eleições, previstas para os finais do mês de abril de 2014”, informa um comunicado. Esta reunião extraordinária dos bispos portugueses, que decorreu no final das Jornadas Pastorais do Episcopado, surge na sequência da aceitação pelo Papa Francisco do pedido de resignação de D. José Policarpo, antigo Presidente da CEP. D. António Marto, Bispo de Leiria‑Fátima, foi eleito novo Vice‑Presidente, substituindo o agora Presidente, enquanto D. António Couto, Bispo de Lamego, foi eleito para  o Conselho Permanente da CEP, “para completar o número de sete membros”, após a saída do Cardeal Policarpo.

Foi ainda aprovado, “por unanimidade”, um voto de congratulação pelo serviço prestado à CEP por D. José da Cruz Policarpo. “A Conferência Episcopal Portuguesa teve como seu Presidente, em três mandatos, D. José Policarpo. Somos grandemente devedores à sua inteligência esclarecida e ao seu coração solícito, à sua capacidade de planear, de intervir e de concretizar iniciativas e programas. Na conclusão da sua missão como Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal, os Bispos de Portugal louvam a Deus e agradecem de coração por todo o bem feito à Igreja em Portugal, na fidelidade a Cristo e ao serviço de todos”, salienta o voto de congratulação aprovado pelos bispos portugueses.

A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Não aprecio o género. Não só por isso, mas também por isso, nem sequer sou conhecedor da matéria. Mas,...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
A comunicação social vem acompanhando com todo o interesse, quase como se de uma novela se tratasse,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES