Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Repensar e rezar o papel de cada um na Igreja
<<
1/
>>
Imagem
Já todos nos apercebemos das dificuldades que atualmente o nosso país vive, agora não apenas no aspeto económico e social, mas também político, acentuado pela instabilidade governamental que nestes últimos dias se veio a verificar. São frentes que trazem, à nossa humanidade, sentimentos de perplexidade, desconfiança, medo e, muitas vezes até, de desespero diante dos sofrimentos experienciados. Para ajudar nestas situações, e em tantas outras, é importante e tem-no sido, a presença da Igreja, pelo papel que muitos cristãos podem assumir e já assumem em determinados lugares que ocupam. No entanto, é preciso mais!

Ainda recentemente, o Papa Francisco manifestava a necessidade da presença dos cristãos na política e outros lugares de poder de decisão. Porque a nossa sociedade “está desarrumada”, salienta o novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, nesta primeira entrevista que o Jornal VOZ DA VERDADE publica. Verifica-se que, são muitos os que todos os dias, nos media, levantam questões, fazem comentários, criam opinião. Mas são poucos os que apresentam respostas concretas para encontrar soluções, sublinha D. Manuel Clemente. Porém, cada um pode dar o seu contributo e o início dessa mudança pode acontecer em cada comunidade cristã.

A Diocese de Lisboa vive, também neste momento, um período de transição do seu Pastor que, depreendemos desta entrevista, não será para proceder a grandes mudanças ou transformações mas para uma valorização do que já existe em cada comunidade, acentuando sempre a dimensão comunitária do que é viver e ser cristão, à imagem do que eram as primeiras comunidades cristãs. Esse é o desafio que se coloca a todos nós.

Nesta semana, e pelo momento que vivemos, estamos satisfeitos por poder presentear os nossos leitores com esta primeira grande entrevista do novo Patriarca de Lisboa ao Jornal VOZ DA VERDADE. Uma entrevista que nos faz pensar, rezar e valorizar o papel de cada um no seio da Igreja e da sociedade. A D. Manuel Clemente deixamos a nossa saudação e felicitação por esta missão que agora lhe é confiada.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES