Mundo |
Brasil: Fundação AIS apoia Jornadas Mundiais da Juventude
Embaixadores da esperança
<<
1/
>>
Imagem
Centenas de jovens oriundos de países onde a Igreja mais sofre vão estar presentes no Rio de Janeiro graças à generosidade dos benfeitores da Fundação AIS.

 

Os números impressionam: um milhão e meio de exemplares do YouCat estão a ser distribuídos, neste momento, aos jovens que, vindos de todo o mundo, vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude que decorrem no Rio de Janeiro.
Trata-se de uma oferta da Fundação AIS que, uma vez mais, responde positivamente a um desejo do Santo Padre. Cada um destes livros será entregue aos jovens como uma oferta pessoal do Papa Francisco, nesta primeira deslocação ao estrangeiro depois da sua eleição. Já em Madrid, nas anteriores Jornadas Mundiais da Juventude, foram distribuídos cerca de 700 mil exemplares do YouCat. Nos livros então entregues aos jovens, o Papa Bento XVI explicou magistralmente como este livrinho, que oferece a síntese da nossa fé, é de leitura obrigatória: “Um romance policial é empolgante porque nos envolve no destino de outras pessoas, mas que poderia ser também o nosso; este livro é cativante porque nos fala do nosso próprio destino e portanto refere-se de perto a cada um de nós”. Agora, como então, os livros do catecismo jovem são impressos em português, inglês, francês, italiano, espanhol e polaco.

 

Exposição multimédia

Mas a participação da Fundação AIS neste encontro magno da juventude católica vai muito para além do YouCat. No Largo do Carioca, considerado um dos lugares mais emblemáticos do Rio de Janeiro, vai ocorrer uma exposição multimédia que está integrada nos eventos culturais das jornadas. Iniciativa também da Fundação AIS, esta exposição tem como tema “Missionários somos todos!”, em que se pretende recordar que no mundo há cristãos que sofrem, que são perseguidos e que todos temos o dever de os auxiliar. Além da exposição, a Fundação AIS preparou também um espaço de acolhimento e oração, com uma capela montada numa das tendas, onde estarão presentes cerca de quatro dezenas de sacerdotes que transformarão este local num dos pontos oficiais para confissões durante as jornadas.

 

Iraque, Haiti, Egipto…

O apoio da Fundação AIS às Jornadas Mundiais da Juventude é já assumido como fazendo parte da sua missão. Em diversas partes do mundo, pelas dificuldades que atravessam as comunidades cristãs – por razões económicas ou por estarem inseridas em países onde há uma enorme restrição à liberdade de culto – sem o apoio discreto da Fundação AIS não seria possível que alguns jovens participassem também nas Jornadas Mundiais da Juventude. Este apoio significa, por exemplo, que uma centena de jovens já partiu de Bagdade, capital do Iraque, rumo ao Brasil, assim como dois jovens de cada uma das dez dioceses do Haiti e também meia centena de adolescentes oriundos do Egipto. Todos eles são embaixadores da esperança para a Igreja dos seus países. Todos eles são oriundos de regiões onde, por questões políticas, de guerra ou de catástrofes naturais, a Igreja sofre e precisa de ser apoiada. Eles são também a razão de ser da Fundação AIS.

 

Saiba mais em www.fundacao-ais.pt

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Somos hoje, e desde há várias décadas, confrontados com leis e comportamentos que criam fraturas...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
São cada vez mais as pessoas que perguntam o que é específico da fé cristã. Sobretudo à volta da época do Natal.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES