Lisboa |
Novo projeto apresentado em Lisboa
Cáritas quer seniores mais perto do mercado de trabalho
<<
1/
>>
Imagem
Criar uma rede de competências dirigida a pessoas com mais de 45 anos, ativas, desempregadas ou reformadas no sentido de as aproximar do mercado de trabalho. Este é o objetivo do projeto ‘Rede de Competências Cáritas’, que foi apresentado esta semana em Lisboa, pela Cáritas Portuguesa.

 

“Esta rede vai possibilitar a comunicação entre quem procura emprego e empresas numa logica de partilha de competências técnico-profissionais com possíveis empregadores, compartilhando experiências e possibilitando condições para um envelhecimento ativo e enriquecedor”, informa a Cáritas, em comunicado.

A rede, segundo a instituição católica, disponibiliza por um lado “o perfil de competências de cidadãos” e por outro “projetos de trabalho empresarial ou social”, procurando “dar resposta à sustentação de um envelhecimento ativo e combater a exclusão do mercado de trabalho dos mais velhos”.

 

Nova plataforma tecnológica

O desafio para a construção da ferramenta tecnológica foi lançado à comunidade de investigação que integra o portal Inocrowd. “Para a melhor solução que criasse a plataforma tecnológica para a geração, gestão e disseminação desta rede social inovadora dedicada à partilha de informação entre a população mais velha ativa, foi atribuído o prémio de 5 000¤”, salienta a nota, acrescentando ainda que “ao repto divulgado em Outubro, responderam cinco projetos, tendo sido selecionada a proposta apresentada por uma equipa de investigadores e docentes da Universidade do Porto, coordenada pelo Professor Doutor Marco Montalto”. Segundo a Cáritas Portuguesa, o lançamento desta plataforma está prevista acontecer em “finais de Novembro”.

 

Contribuir ativamente

Este projeto nasceu âmbito do Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, tendo a Cáritas Portuguesa constituído um grupo de trabalho, coordenado por Maria do Rosário Carneiro. “Este grupo definiu um programa no qual se integra esta rede de competências e outras iniciativas que procuram criar oportunidades para que mulheres e homens mais velhos possam manter o controlo das suas vidas e continuarem a contribuir ativamente para a sociedade”, sublinha o comunicado.

 

Informações: 218454220 ou www.caritas.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES