Lisboa |
Novas missões
Leigos para o Desenvolvimento enviam oito voluntários para África
<<
1/
>>
Imagem

É celebrada este Domingo, 8 de setembro, na igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa, a Missa de Envio dos oito novos voluntários da associação Leigos para o Desenvolvimento (LD) que vão partir em missão para África.

 

Estes missionários “vão realizar em comunidade e em regime de voluntariado, um serviço de desenvolvimento e de promoção, em diversos países em vias de desenvolvimento, particularmente nos países de expressão oficial portuguesa: São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique”, informa um comunicado dos LD. No período de missão, estes oito jovens vão juntar-se a mais outros oito que, já em missão, renovaram a presença em África por mais um ano. “Assim, e em 2013/14, os LD passarão a ter 16 voluntários no terreno, dedicando as suas vidas a uma grande experiência de promoção humanitária, integrando projetos em áreas fundamentais como a Educação, o Desenvolvimento Comunitário, a Saúde e a Promoção Social”, refere a nota da associação.

 

Quem são os novos voluntários?

Oriundos de vários pontos do país, os novos voluntários dos LD têm idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos e são na sua maioria mulheres (5 mulheres e 3 homens). “Apesar de todos terem formação académica superior, passaram por uma formação especial, ao longo de um ano, para poderem partir em missão, nomeadamente na área do voluntariado, do desenvolvimento, da própria vida espiritual e do trabalho em comunidade. Na fase final, tiveram uma formação específica para os projetos de desenvolvimento nos quais vão trabalhar”, salientam os Leigos para o Desenvolvimento, sublinhando a motivação que reina entre o grupo: “Com percursos e histórias de vida distintas, que os fez chegar até aos LD, todos se sentem motivados e impelidos a dedicarem-se ao serviço e promoção do desenvolvimento humano e a colocarem os seus conhecimentos à disposição de outros, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais, lutando contra as desigualdades sociais e situações de pobreza existentes”.

 

Informações: www.leigos.org

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES