Lisboa |
Vigararia de Cascais
‘Terço Vivo’ prepara chegada de Nossa Senhora
<<
1/
>>
Imagem
Um ‘Terço Vivo’, encenado por crianças e jovens das paróquias do Estoril e Cascais, na Praia dos Pescadores, em plena Baía de Cascais. Foi desta forma que iniciou, na noite do passado dia 20 de setembro, a preparação para a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Vigararia de Cascais, que decorre em outubro.

 

Largas centenas de fiéis juntaram-se para uma recitação diferente do Terço. Um ‘Terço Vivo’, noturno, na praia, animado pelos jovens das paróquias de Cascais e Estoril. Ao longo da baía, centenas de velas nas mãos das pessoas iluminavam a noite escura. Em cada mistério, as contas do Rosário – formadas por três jovens, com velas – iam-se acendendo a cada Avé-Maria e Pai Nosso. Em cada Glória, as velas eram erguidas ao Céu, “para dar graças a Deus e a Maria”, como explicou o pároco de Cascais, padre Nuno Coelho.

 

Acolher Maria

Esta manifestação pública de fé e de louvor a Maria foi a primeira iniciativa ‘Maria, Estrela da Manhã Esperança da Nossa Terra’ que integra a visita da Imagem Peregrina de Fátima à Vigararia de Cascais, que decorre de 13 a 20 de outubro. Até à chegada de Nossa Senhora, vão ser organizadas conferências e a projeção de um filme. Esta sexta-feira, dia 27 de setembro, às 21h30, o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, profere uma conferência, no auditório da Boa Nova, no Estoril, sobre o papel de Fátima na Europa e no Mundo. A 7 de outubro, também às 21h30 e novamente no auditório da Boa Nova, haverá uma conferência dos Postuladores da causa de canonização dos Pastorinhos, e a 17, no mesmo local e à mesma hora, acontece a antestreia do filme ‘Fátima no Mundo’, de Manuel Arouca.

 

_________________


A Imagem Peregrina em Cascais

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, a 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor. A fim de dar resposta aos imensos pedidos, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina.

Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais habitualmente, mas só por alguma circunstância extraordinária.

Uma das Imagens Peregrina estará na Vigararia de Cascais, no período de 13 a 20 de outubro. 

foto por Diogo Paiva Brandão
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Outubro ficará na história da Igreja em Portugal por dois principais motivos: a entrada, para o colégio cardinalício, de D.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Se houve nas últimas décadas uma cristã militante social da maior relevância, exemplo do compromisso...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES