Lisboa |
Jornadas Missionárias 2013 e II Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil
“O território da missão é o coração de cada homem e de cada mulher”
<<
1/
>>
Imagem
Os participantes das Jornadas Missionárias 2013, que pela primeira vez incluíram também as Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, garantem que “Deus continua a revelar-se” e sublinham que “o território da missão não é um espaço geográfico mas o coração de cada homem e de cada mulher”.

 

Em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, de 20 a 22 de setembro, mais de quatro centenas de participantes, na sua maioria jovens, refletiram sobre o tema ‘Missão @d gentes: Ide e anunciai’. Tendo como pano de fundo “as Jornadas Mundiais de Juventude 2013 e a presença do Papa Francisco com a sua mensagem concreta e as suas atitudes”, os participantes consideram que “o território da missão não é um espaço geográfico mas o coração de cada homem e de cada mulher, que a missão é sempre jovem e que a chave da missão e da evangelização é o testemunho”. Garantindo que “Deus continua a revelar-se, a estar presente e a manifestar-se hoje na história e nos ritmos da cultura e das suas manifestações e mutações, como sempre o fez”, as jornadas sublinharam a necessidade de as comunidades cristãs e seus agentes, “olhando para as culturas juvenis”, fazerem “a descoberta de que Cristo está a atuar, a convocar-nos à abertura, ao diálogo e à conversão”.

As Jornadas Missionárias 2013 e as II Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil foram organizadas pelas Obras Missionárias Pontifícias e pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. “Os jovens, como ‘lugar de missão’, na sua novidade e diferenças, exigem uma clarificação do que temos de relevante a dizer e de que modo o poderemos realizar. Esta tarefa de anúncio da fé em Jesus Cristo tem que ser feita com uma vontade sincera em que a graça que nos faz viver pode fazer viver outros sem deixarem de ser homens e mulheres do nosso tempo”, salientam as conclusões.

As próximas Jornadas Missionárias e da Pastoral Juvenil vão decorrer em 2014, nos dias 20 e 21 de setembro.

fotos pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES