Lisboa |
Dia do Farmacêutico
Patriarca de Lisboa apela à atenção à pessoa
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa desafiou os farmacêuticos a “reencontrarem o carácter humano e próximo do sector em toda a sua linha, da investigação à distribuição farmacológica”.

 

O desafio foi deixado  por D. Manuel Clemente no Dia do Farmacêutico, celebrado no passado dia 26 de setembro, data em que a Igreja recorda os santos Cosme e Damião, padroeiros dos Farmacêuticos.

Numa conferência dirigida à Ordem dos Farmacêuticos, D. Manuel Clemente recordou que o desenvolvimento “implica realização mais cabal e detalhada do que cada um pode ser”, e esta realização “só acontece solidariamente, contribuindo cada pessoa e grupo  para aquele autêntico ‘bem comum’ que se traduz como conjunto de condições  e meios de toda a ordem que permitem a realização plena de cada membro do corpo social”, salientou o Patriarca de Lisboa.

Repassando a história, D. Manuel Clemente observou que “as profissões já foram todas próximas”. “Próximas das necessidades imediatas e próximas em quem as executava”, considera o Patriarca valorizando as diversas profissões, os lugares e a forma como estas eram desempenhadas. Sublinhando as farmácias como aqueles lugares onde antes “eram quase salas de estar, de encontro e cavaqueira, muito além dos motivos de saúde”, D. Manuel Clemente reconhece que “pouco a pouco tudo se tornou complexo, mais formal e distante”. No entanto diante das transformações motivadas pela evolução dos tempos apela: “Evitar dispêndios, evitar demoras, quando exagerados, muito bem. Mas evitar pessoas, seja em que balcão for, não será certamente ‘farmacêutico, como não é absolutamente humano”. Neste sentido o Patriarca de Lisboa afirma: “É de humanidade que se trata, sempre que não nos afastamos das pessoas, de cada pessoa em concreto. E advertindo que nem tudo o que se pode fazer laboratorialmente ou vender ao balcão realmente interessa ou simplesmente cura”, frisou.

texto por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES