Lisboa |
Faleceu o Bispo Emérito de Aveiro e antigo Auxiliar de Lisboa
“Um homem que entusiasmava quem estava ao lado dele”
<<
1/
>>
Imagem
“D. António Marcelino foi sempre um homem entusiasmado, cheio de ânimo e de generosidade nas causas a que se dedicava por todos os meios – presença, palavras, escrita – e que entusiasmava quem estava ao lado dele”. É desta forma que o Patriarca de Lisboa recorda D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro e antigo Auxiliar de Lisboa, falecido no dia 9 de outubro.

 

D. Manuel Clemente marcou presença no funeral de D. António Marcelino, na Sé de Aveiro, tendo salientado, em declarações à Agência Ecclesia, a dimensão pastoral de um bispo diocesano que “gostava de estar com as pessoas, de comunicar e de animar as comunidades”. “Era e é uma figura marcante” porque as marcas continuam “entre o episcopado e a Igreja portuguesa que com o seu entusiasmo e com a sua presença construía Igreja”, explicou.

O Patriarca de Lisboa, que conheceu o falecido Bispo Emérito de Aveiro em 1975 “quando este era Auxiliar do Patriarcado”, recordou também D. Marcelino como o defensor das causas “em que acreditava com a sua sensibilidade própria”, como “o laicado, a renovação das comunidades, a formação do clero, a causa social”. Esta dimensão, acentuou, fazia de D. António Marcelino um “homem muito autêntico e envolvido sempre em tudo aquilo que verdadeiramente acreditava e que queria que os outros acreditassem”.

Também o Patriarca Emérito de Lisboa, Cardeal Policarpo, recordou D. António Marcelino à Agência Ecclesia, salientando que era “um pouco parecido com este Papa atual” por “não se esconder atrás da organização e das estruturas e ir para a frente do povo de Deus”. D. José Policarpo recordou também os anos em que D. António Marcelino foi Bispo Auxiliar de Lisboa, entre 1975 e 1980. “No Patriarcado até deu um pouco nas vistas porque os padres não estavam habituados a ele aparecer de surpresa numa paróquia para celebrar a Missa de Domingo, por exemplo”, referiu.

D. António Baltazar Marcelino, que tinha completado 83 anos de idade no passado dia 21 de setembro, foi recentemente hospitalizado, vindo a falecer no dia 9 de outubro, no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro. Natural de Castelo Branco, foi ordenado padre em 1955, nomeado Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa em 1975, Bispo Coadjutor de Aveiro em 1980 e residencial na mesma diocese a 20 de janeiro de 1988, onde permaneceu até 21 de setembro de 2006, quando foi substituído por D. António Francisco dos Santos.

fotos: PR/Agência ECCLESIA e Diocese de Aveiro
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES