Lisboa |
Peregrinação Aniversária das Aparições em Fátima
Chegar aos jovens através de Maria
<<
1/
>>
Imagem

O cardeal Tarcisio Bertone, que presidiu à Peregrinação Aniversária das Aparições em Fátima, exortou os cristãos a confiar em Deus, mesmo que a vida esteja difícil. Na celebração do 13 de outubro, no Santuário de Fátima, confiou a Maria o testemunho de fé da Igreja.

 

“No ‘hoje’ da nossa vida, ameaçada por fragilidades e riscos vários, atravessada pela experiência básica de não podermos dominar o futuro, receosos de que a injustiça e a morte tenham a última palavra sobre a existência humana, só é possível esperar verdadeiramente na vitória sobre o mal e a morte, enfrentar a vida com coragem e determinação, se o rosto de Deus se deixar mostrar e nós o soubermos ver nesses sinais deixados por outros crentes, sinais que testemunham como vale a pena confiar no Deus de ontem, de hoje e de sempre”, observou o então Secretário de Estado do Vaticano, num dos seus últimos atos públicos, uma vez que dois dias depois desta celebração o cardeal Bertone deixou o cargo.

Perante cerca de 200 mil fiéis, o cardeal italiano confiou a Maria o testemunho de fé da Igreja, para que esta consiga chegar ao coração das pessoas, sobretudo dos jovens. “Confio-Vos o que parece ser hoje a coisa mais importante no serviço da Igreja: o seu forte testemunho de fé diante da hodierna geração de homens e mulheres, tentada pela crescente secularização e indiferença religiosa que grassam por aí. Que este testemunho fale sempre a linguagem clara do Evangelho e assim encontre acesso aos corações, sobretudo da geração jovem!”, concluiu o cardeal Bertone.

 

Serviço aos mais pobres

Na véspera, na noite do dia 12, o agora antigo Secretário de Estado do Vaticano reafirmou a importância da mãe de Cristo. “Olhai para Maria, invocai-a e imitai-a. Nós conhecemos o amor de Deus e – como Maria – acreditamos nele para sermos semeadores de esperança e construtores de paz”, afirmou. O cardeal Bertone apelou ainda aos peregrinos para serem solidários e seguir o exemplo de Maria. “Este santuário chama-nos à solidariedade com todos. Como pedras vivas que reciprocamente se apoiam e harmonizam na construção sobre a pedra angular que é Cristo. De nada serviria frequentarmos a Igreja se não nos levasse a viver em comunhão. A missão é o serviço aos mais pobres e marginalizados”, garantiu.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES