Papa |
A uma janela de Roma
“Maria leva-nos sempre a Jesus”
<<
1/
>>
Imagem
O Papa consagrou o mundo a Nossa Senhora, durante a Jornada Mariana em Roma com a presença da Imagem original na Capelinha das Aparições. Vaticano tem novo Secretário de Estado e o Papa falou de nova evangelização.

 

1. O Papa Francisco consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria, na presença da Imagem de Nossa Senhora de Fátima (ver caixa). Foi no final da Missa do passado Domingo, dia 13 de outubro, perante de cerca de 300 mil pessoas que não couberam na Praça de São Pedro, em Roma. Um momento que o Patriarca de Lisboa considera ser especial para Portugal. “Ficamos muito contentes como católicos e como portugueses, porque isto passa por nós, por aquilo que é o Catolicismo português e o que oferece à Igreja Universal concretamente através de Fátima, que antes de mais Nossa Senhora nos quis oferecer”, referiu D. Manuel Clemente, em declarações à Renascença, salientando que no Ano da Fé a mensagem de Fátima ganha nova relevância. “É motivo de contentamento e regozijo e tudo isto se insere e ganha relevo no Ano da Fé, que tem esta componente mariana fortíssima, e depois com tudo aquilo que a própria mensagem de Fátima nos transmite de conversão ao Evangelho, e uma vida mais conforme aos mesmos ditames evangélicos. É essa a mensagem de Fátima e se ela é sempre importante, no tempo que vivemos, quer em Portugal quer no mundo, é muito particularmente importante”, considera o Patriarca de Lisboa.

 

2. Na celebração de Domingo, o Papa considerou que Nossa Senhora é, para a Igreja, um exemplo, pela sua disposição sempre pronta a acolher as surpresas de Deus e a manter-se fiel. “Maria disse o seu ‘sim’ a Deus, um ‘sim’ que transtornou a sua vida humilde de Nazaré, mas não foi o único; antes, foi apenas o primeiro de muitos ‘sins’ pronunciados no seu coração tanto nos momentos felizes, como nos dolorosos… muitos ‘sins’ que culminaram no ‘sim’ ao pé da Cruz. Estão aqui hoje muitas mães; pensai até onde chegou a fidelidade de Maria a Deus: ver o seu único Filho na Cruz”.

A presença em Roma da Imagem venerada na Capelinha das Aparições, em Fátima, foi o ponto alto da Jornada Mariana do Ano da Fé, organizada pelo Conselho Pontifício para a promoção da Nova Evangelização. No sábado, dia 12, Francisco conduziu uma catequese mariana, em plena Praça de São Pedro repleta de fiéis que acenavam com lenços brancos e entoavam o cântico do 13 de maio. “Reunimo-nos aqui, neste encontro do Ano da Fé dedicado a Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, nossa Mãe. A sua imagem, vinda de Fátima, ajuda-nos a sentir a sua presença no meio de nós. Maria leva-nos sempre a Jesus”.

O Papa esperou Nossa Senhora de Fátima na Praça de São Pedro, recebeu-a com um beijo e ofereceu um Terço antes de rezar junto à Imagem. Antes, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima passou pela residência do Papa Emérito Bento XVI, em procissão que se prolongou até à Casa de Santa Marta onde vive o Papa Francisco.

 

3. O cardeal Tarcisio Bertone abandonou esta terça-feira o cargo de Secretário de Estado do Vaticano, sendo substituído pelo diplomata monsenhor Pietro Parolin, de 58 anos. Razões de saúde impediram Parolin de estar presente no Vaticano, para assumir o cargo. Foi o próprio Papa explicou que o novo Secretário de Estado teve de se submeter a uma pequena intervenção cirúrgica e por isso estará ausente durante as próximas semanas.

Durante os sete anos de governo no Vaticano, o cardeal Bertone (quase com 79 anos e que trabalhou com Ratzinger na Congregação para a Doutrina da Fé) foi alvo de duras críticas, quer pelo facto de não ter experiência nem formação diplomática, quer pelo seu nome surgir nos documentos roubados, no chamado dossier Vatileaks. Pelo contrário, monsenhor Pietro Parolin, até agora Núncio Apostólico na Venezuela, tem uma vasta experiência diplomática, não só na América Latina, mas também na Ásia.

O Papa deixou elogios à “lealdade” do Secretário de Estado cessante e à sua “coragem” face às adversidades.

 

4. O Papa Francisco defendeu, esta segunda-feira, que o centro da nova evangelização deve ser o encontro com Cristo e com a sua misericórdia. Numa intervenção perante a assembleia plenária do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, em Roma, Francisco mostrou-se ciente dos desafios colocados à Igreja nestes tempos marcados pela aparente irrelevância da fé, mas disse ser necessário centrar a mensagem da Igreja no essencial, que é o encontro com Cristo e com a sua misericórdia. “A indiferença para com Deus e irrelevância da fé são marcas do nosso tempo”, recordou. Assim, a nova evangelização deve despertar a vida da fé no coração e na inteligência do homem contemporâneo. Francisco reconhece que a tarefa é complicada, porque o mais importante não são os discursos, mas sim o testemunho de vida.

 

____________________


Consagração do mundo ao Imaculado Coração de Nossa Senhora 

Oração do Santo Padre*

 

Bem-aventurada Virgem Maria de Fátima,

com renovada gratidão pela tua presença materna,

unimos a nossa voz à de todas as gerações

que te chamam bem-aventurada.

 

Em ti celebramos as grandes obras de Deus,

que nunca se cansa de se inclinar com misericórdia

sobre a humanidade, aflita pelo mal e ferida pelo pecado,

para a curar e salvar.

 

Acolhe com benevolência de Mãe

o ato de entrega que hoje fazemos com confiança,

diante desta tua imagem, para nós tão querida.

 

Estamos certos que cada um de nós é precioso aos teus olhos

e que nada do que habita nos nossos corações te é estranho.

Deixamo-nos alcançar pelo teu olhar tão doce

e recebemos a consoladora carícia do teu sorriso.

 

Cuida da nossa vida entre os teus braços;

abençoa-nos e reforça todo o desejo de bem;

reaviva e alimenta a fé;

sustém-nos e ilumina a esperança;

suscita e anima a caridade;

guia-nos a todos no caminho da santidade.

 

Ensina-nos o teu próprio amor de predileção

pelos pequenos e pobres,

pelos excluídos e pelos que sofrem,

pelos pecadores e os de coração perdido:

reúne-os a todos sob a tua proteção,

e a todos entrega ao teu dileto Filho, o Senhor Nosso Jesus.

Amén

 

* tradução do original italiano do Jornal VOZ DA VERDADE

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES