Domingo |
À procura da Palavra
Perdido? Quem?
<<
1/
>>
Imagem

DOMINGO XXXI COMUM  Ano C

"O Filho do homem veio procurar e salvar

o que estava perdido”.

Lc 19,10

 

Sempre me encantou este Zaqueu que subiu a uma árvore para ver Jesus. Simpatizei com ele logo que o conheci por termos em comum esta pequena estatura que continua a dar pouco jeito (especialmente quando na plateia de um cinema se vem sentar à minha frente uma “torre”, que me faz ver o filme torcido, ou tento ver um desfile de marchas de Santo António)! Invejo a sua coragem de vencer as regras da respeitabilidade para subir às àrvores, e também a alegria com que desceu para receber Jesus. Quem é autêntico não põe objecções aos pedidos de Deus, nem se gasta a dar ouvidos às vozes e às opiniões. E muitas, escandalizadas, devem ter soado, naquele percurso até à casa de Zaqueu.

 

Infelizmente uma das razões pelas quais as religiões são normalmente conhecidas é pela lista de excluídos que geram. Primeiro estabelecem-se as “fronteiras” entre os “de dentro” e os “de fora”, os limites que não podem ser ultrapassados para ter “as graças de Deus”, os sinais para reconhecer quem é pecador e quem é santo. Claro que quase sempre fundamentados em “revelações divinas”, infalíveis, que acabam por ter muito de humano, e logo falível! “E se o próprio Deus vier pôr em causa esses limites, é preciso desconfiar porque, então, não deve ser Deus!” É fácil colocar, então, um rótulo de “perdidos” a pessoas e grupos que não encaixam nos critérios que se absolutizam em nome de Deus. Que “chatice” Jesus gostar precisamente de todos os ditos “perdidos”, e não ter vergonha de ir a sua casa e comer com eles! Quem somos os “perdidos” de hoje? 

Ocorre neste domingo a memória de um santo, também ele “de pequena estatura” por ser mestiço e considerado indigno de professar na ordem dominicana em Lima, capital do Peru no final do século desasseis: S. Martinho de Porres. É o único santo representado com uma vassoura na mão (“Fray Escoba” era a sua alcunha por escolher os serviços mais insignificantes), e que, um dia, respondeu assim a um superior que queria impedi-lo de cuidar dos doentes e abandonados: “Perdoai o meu erro, e por favor me instrua-me, porque eu não sabia que o preceito da obediência se sobrepõe ao da caridade.” Como Zaqueu soube ultrapassar a sua “pequenez” pela grandeza de serviço aos mais pobres: “no serviço de Deus não há inferiores nem superiores, e é meu desejo imitar o mais possível a Nosso Senhor, que se fez servo por nós

Queremos sinais de um verdadeiro encontro com Jesus? Salva-se o que muitos diziam estar perdido, transforma-se a vida em caridade e serviço, a condenação dá lugar ao acolhimento, e a alegria promove uma festa! Os outros “encontros” que podem até ser “cerimónias e procissões”, e coisas afins de muita pompa e circnstância, poderão ser mais “desencontros”, e talvez a vassoura de S. Martinho continue com muita utilidade!

P. Vítor Gonçalves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES