Lisboa |
Obra financiada pela Santa Casa
Igreja da Conceição Velha vai ser recuperada
<<
1/
>>
Imagem
A igreja da Conceição Velha, em Lisboa, que é Monumento Nacional desde 1910, vai ser reabilitada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que aí tinha a sua sede, antes do terramoto de 1755.

 

A intervenção constitui “uma aposta na valorização deste Monumento Nacional no âmbito religioso, cultural e turístico, e no reforço da capacidade de assistência à pobreza extrema, na Baixa lisboeta”, informa um comunicado da Santa Casa, salientando que “o investimento de 1,1 milhão de euros é dos maiores feitos pela instituição na recuperação do nosso património, nas últimas décadas”. A igreja da Conceição Velha, que é o segundo maior templo da Lisboa manuelina depois dos Jerónimos, necessita de obras “com caráter de urgência, face ao mau estado de conservação do edifício”.

O acordo, assinado no passado dia 29 de outubro, pelo provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes, e pelo reitor da igreja da Conceição Velha, padre Mário Rui Leal Pedras, vai permitir “devolver à população o usufruto total do espaço para a prática religiosa, que continuará a ser garantida pela Diocese de Lisboa”.

 

Respostas para a pobreza extrema

No âmbito deste acordo, a reitoria da igreja da Conceição Velha e a paróquia de Santa Maria Madalena “comprometem-se a prolongar a sua função assistencial: nos serviços de apoio aos sem-abrigo, com uma loja de roupa solidária, entre outros que possam dar assistência às necessidades dos mais desfavorecidos da Baixa, em estreita coordenação com a Direção de Ação Social da Santa Casa”.

Como “contrapartida pedida pela Santa Casa”, associada a esta intervenção de conservação e restauro está a criação de um novo Polo Cultural de Arte Sacra na cidade de Lisboa. “Em rede com a coleção do Museu de São Roque, este polo poderá criar sinergias para atrair mais visitantes, apostando deste modo na promoção do Turismo Religioso, numa zona histórica privilegiada da capital”, refere a nota, sublinhando que “nesse novo espaço museológico vão ficar em exposição o tesouro da igreja, bem como outras peças vindas das igrejas de Santa Maria Madalena e de São Nicolau”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES