Lisboa |
Congresso Nacional do CNE, em Lisboa
Patriarca apela à “coragem” dos escuteiros
<<
1/
>>
Imagem
O Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, considera que, no atual momento de crise que o país atravessa, os escuteiros devem ser portadores de uma mensagem de esperança e solidariedade.

 

“Eu lembro-me do velho hino do CNE [Corpo Nacional de Escutas] que me custava um bocadinho a dizer. ‘Fomos nós os primeiros a levantar Portugal’, achava um bocadinho de mais. Mas se não fomos na altura, sejamos agora, porque isto precisa mesmo de ser levantado. Coragem!”, convidou D. Manuel Clemente, durante a Eucaristia no Congresso Nacional do CNE, que decorreu a 9 e 10 de novembro, com o tema ‘Escutismo: Educar para a vida no século XXI’. Para o Patriarca de Lisboa, “quem passa pelo escutismo ganha esta maneira de estar com os outros, para os outros”. “É importantíssimo, porque se trata quase de refazer agora toda a sociedade”, observou, na celebração na Cordoaria Nacional.

Neste congresso em Lisboa, que assinalou os 90 anos de história do CNE em Portugal, D. Manuel Clemente revelou ainda, na sua homilia, que continua a identificar-se com o movimento escutista: “Costumamos dizer uma vez escuteiro, escuteiro para toda a vida. É mais que uma frase, é uma convicção e uma experiência”.

Recorde-se que o CNE nasceu em Braga e que atualmente está presente em todas as dioceses do país, com mais de 72 mil elementos, o que o torna no maior movimento juvenil em Portugal.

 

O Congresso Nacional em números

O Congresso Nacional do Corpo Nacional de Escutas, em Lisboa, contou com 673 dirigentes inscritos, 74 observadores (caminheiros, pais, académicos, outros interessados) e uma equipa de organização com 81 pessoas. A equipa do Sarau Escutista envolveu 29 pessoas e Eucaristia 44. Foram publicadas 36 comunicações escritas por 46 diferentes autores. Estiveram presentes 11 oradores especialistas, 14 membros de painéis e 8 elementos da Comissão Científica. No total, o congresso envolveu diretamente 920 pessoas.

 

Informações: www.congresso.cne-escutismo.pt e www.facebook.com/corponacionaldeescutas

foto: Jornal Flor de Lis
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES