Lisboa |
Pastoral da Família
Patriarcado de Lisboa vai dar mais apoio à Família
<<
1/
>>
Imagem

O Sector da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, que está em fase de renovação, vai criar uma estrutura de apoio às famílias na diocese.

 

Em declarações ao jornal VOZ DA VERDADE, o novo diretor deste organismo diocesano, padre Rui Pedro Carvalho, revelou que está a ser criada uma estrutura, “para a qual ainda não foi definido um nome”, que visa “poder dar assistência a tantas realidades das famílias”. Para esta estrutura, que poderá ser um núcleo, está a ser reunido um conjunto de pessoas “bem formadas” para dar assistência “em situações de dificuldade de relacionamento de um casal, pela mediação familiar, para ajudar no aconselhamento em situações de infertilidade, bem como no encontrar de uma resposta cristã ao problema”, adiantou o padre Rui Pedro. Segundo este sacerdote, que este ano pastoral assumiu a direção do Sector da Pastoral Familiar na diocese, com uma equipa renovada e aumentada, esta estrutura que está a ser criada, e para a qual dispõe de uma rede de contactos, vai ter também “uma valência para psicologia educacional e acompanhamento de pessoas”. A criação de uma escola de pais e de avós são outras possibilidades que fazem parte dos projetos da pastoral familiar na diocese.

Para já a aposta centra-se no estabelecer relação com as paróquias e vigararias do Patriarcado. “Territorialmente estamos a apostar nas equipas paroquiais de pastoral familiar e equipas vicariais”, refere o padre Rui Pedro sublinhando que “a pastoral da família acontece em casa das famílias e o primeiro contacto com essas pessoas são as paróquias”. “Se localmente não houver um conjunto de pessoas interessadas nesta área torna-se muito difícil fazer uma pastoral da família”, observa, salientado que o sector diocesano da Pastoral da Família tem estado “a criar estas vias de comunicação com as realidades paroquiais”. Por outro lado, este sacerdote considera, também, ser importante “ter algumas estruturas intermédias, como as equipas vicariais, de forma a haver um trabalho de partilha e de criação de algumas atividades”.

 

Acompanhar

Numa breve observação da realidade na diocese, o sector diocesano da Pastoral Familiar verifica que “a pastoral da família reduz-se muito à preparação de batismos e de matrimónio”, e por isso a criação destas estruturas nas paróquias e nas vigararias “tem por objetivo ter um olhar sobre a realidade paroquial, detectar casos, intervir, promover algumas atividades no âmbito da família e de formação”.

Reconhecendo que “a família muitas vezes está desacompanhada”, o padre Rui Pedro considera que esta pastoral da família “realizada na base será importante para fazer o acompanhamento das famílias”. “O Sector da Pastoral da Família estará na retaguarda a dar subsídios e outros elementos para ajudar a desempenhar esta tarefa”, garante o diretor. Quanto à estrutura vicarial, “seria para partilha de experiências”, explica. “Seria uma forma de ter uns ‘tentáculos’, de modo a que aquilo que vamos produzindo possa chegar às bases e as bases possam chegar até nós”.

Para ajudar esta estrutura diocesana, em termos de comunicação, foi criado o site da Pastoral da Família, que já está online em http://familia.patriarcado-lisboa.pt, para além da presença mensal no jornal VOZ DA VERDADE, através da rubrica ‘Familiarmente’. “Em breve vamos criar uma newsletter”, revela o padre Rui Pedro, frisando que também são usadas as redes sociais “para divulgação de atividades e promoção de textos sobre a família”.   

 

_____________

 

O Sínodo sobre a Família

Também disponível na página do Sector da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa está o questionário que visa preparar a terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que vai ter lugar em Roma, entre os dias 5 a 19 de outubro de 2014, sobre o tema ‘Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização’.

Segundo o padre Rui Pedro, “este questionário foi enviado pelo Secretariado Geral do Sínodo e convida todos os católicos a darem o seu contributo para se poder preparar melhor o Instrumentum Laboris [documento preparatório do Sínodo]”. Com vista a facilitar as respostas de um maior número de fiéis católicos da Diocese de Lisboa, este questionário foi simplificado “de forma a fazer um questionário relativamente fechado para ser mais fácil criar uma estatística que permita a elaboração de um relatório que será depois enviado à Conferência Episcopal”.

O questionário está disponível até ao dia 8 de dezembro e é uma “forma de ter acesso à realidade das famílias”. “Saber como estão as nossas famílias, que olhar pastoral é que nós, Igreja, temos sobre a realidade familiar num contexto que está, hoje, muito diferente. Sentimos que a família está em crise por uma cultura muito individualista. Está muito desfragmentada e muito pulverizada numa sociedade de indivíduos que deixou de ser uma sociedade de famílias”. Portanto, conclui o padre Rui Pedro, “ter esta análise da sociedade, neste tempo, creio ser fundamental para preparar um sínodo e para que a nossa ação pastoral se possa centrar naquela que é a realidade. E a partir daí possamos anunciar o Evangelho”.

texto e foto por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES