Vocações |
Semana dos Seminários
Viver a semana de oração pelos seminários
<<
1/
>>
Imagem

Viver a semana de oração pelos seminários tem tomado vários significados ao longo destes anos. Durante uns 4 anos vivi-a com a perspectiva de quem reza pelos que estavam nesse caminho de descoberta vocacional e de entrega a Deus mas este ano, pela segunda vez, vivi-a como um dos por quem se reza e que está nesse caminho.

 

Durante esses primeiros anos em que fui descobrindo e abraçando a minha fé, tive a sorte de ter comigo nesta "peregrinação da vida" gente que desde cedo me deu a conhecer esta Igreja diocesana e a rezar nela e por ela. Por isso, quando chegava a semana de oração pelos seminários, era frequente participar no dia do seminário aberto e visitar a casa dos Olivais. Das primeiras vezes, ainda não estava consciente que era uma casa e que, portanto, lá morava e vivia gente. Julgava eu que, por ter uma biblioteca, auditórios e refeitório, que seria uma espécie de escola ou local de trabalho. O que me fez achar que era um pouco diferente, foi ver que tinha capela e, na oração das vésperas, a presença de uma comunidade diocesana que se reunia à volta do Bispo.

Alguns anos depois, com a presença de seminaristas na minha paróquia a fazer o trabalho pastoral necessário para a formação, fui-me deparando e aprendendo mais sobre isto do que é um seminário e para que é que ele serve. O facto de lá morar gente durante a semana que levava uma vida de oração porque queriam estar com Jesus, levou-me a ver o seminário como um sacrário da presença de Deus, onde eu O poderia encontrar. Por isso, para mim, cada visita àquela casa, quer na semana dos seminários, quer em encontros de formação, retiros... foram sendo encontros de procura de Deus nesta diocese que lá se encontrava.

Hoje, como seminarista no segundo ano de seminário e primeiro do curso de teologia, viver esta semana não é muito diferente: continuo a rezar pela santidade de todos os padres e bispos, por uma entrega honesta dos seminaristas à vontade de Deus e por quantos sentem que são chamados a uma vida de especial consagração. As intensões da oração não mudaram, na verdade. No entanto, desta vez recai sobre mim também esta oração e a de todos quantos rezam pelos seminários e isto suscita obrigatoriamente dois fortes sentimentos: em primeiro lugar, uma sensação de responsabilidade muito grande por percorrer um caminho que não tem como objectivo o meu amor-próprio ou o serviço para meu proveito, mas antes o serviço de toda a Igreja a mando de Deus e amando Deus; e em segundo lugar uma alegria imensa que tem que resultar num louvor ao Senhor por tudo quanto Ele me dá para ir ao Seu encontro em cada dia na minha oração, na comunidade do seminário que comigo caminha, no serviço que presto em casa e nos vários sítios a que sou enviado, no estudo que é também um procurar e embrenhar-me na verdade de Deus e por esta Igreja que incessantemente reza por mim.

Também foram esses dois os sentimentos que se me manifestaram nesta semana dos seminários nas várias actividades em que se juntaram as quatro casas diocesanas de Lisboa: Seminário Nossa Senhora da Graça de Penafirme, Seminário de S. José de Caparide, Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais e o Seminário Redemptoris Mater de Lisboa, juntamente com o pré-seminário. A possibilidade de poder estar com as comunidades onde fui dando um testemunho do que é viver o seminário, aprendendo a história de outros seminaristas que vivem noutras casas e conhecendo mais as várias realidades paroquiais da nossa diocese foi muito boa e gratificante. Porque o seminário é o coração da diocese, é bom poder colocar os nossos corações à escuta do ritmo do coração de Cristo abrindo o nosso para que nele Ele venha habitar. E, também por isso, tivemos a actividade do seminário aberto, em que acolhendo quantos nos quisessem visitar, eles conhecessem esta casa que forma estes servidores da Igreja.

A cada ano que passa e vivo esta semana de oração pelos seminários, vou-me apercebendo cada vez mais da necessidade da intercessão e da oração de toda a Igreja pelas vocações porque, num caminho de oblação, entrega da própria vida e de procura em fazer a vontade de Deus, muitas vezes encontro dificuldades de conflito com a minha própria vontade, o meu feitio, o meu egoísmo, a minha inveja… em suma, a minha falta de fidelidade ao caminho que quero seguir e que me leva até Deus. Por isso, eu continuo a rezar por todos os seminários e casas de formação das congregações e movimentos da Igreja e peço a todos para que também rezem para que neles se faça a vontade de Cristo, que é o nosso Bom Pastor.

 

_______________

 

Férias Vocacionais

Estágio do Natal – para rapazes do 7º e 8º ano – 17 a 20 de Dezembro, no Seminário de Penafirme. Mais informações em www.preseminariodelisboa.net

Campanário do Natal – rapazes do 9º, 10º e 11º anos – 20 a 23 de Dezembro, no Seminário de Penafirme. Mais informações em www.preseminariodelisboa.net

Campo Vocacional do Natal – raparigas do 7º, 8º e 9º anos – 19 a 22 de Dezembro, na Casa do Oeste em Ribamar LNH. Mais informações em www.vocacoesxpto.net

Campo Vocacional do Natal – raparigas do 10º, 11º e 12º anos – 19 a 22 de Dezembro, na Casa do Oeste em Ribamar LNH. Mais informações em www.vocacoesxpto.net

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES