‘Evangelii Gaudium’ |
Exortação Apostólica ‘A Alegria do Evangelho’
Um programa para uma Igreja “cheia de ardor e dinamismo”
<<
1/
>>
Imagem

São 288 pontos em cerca de 200 páginas, onde o Papa procura, através de “algumas diretrizes” que propõe, “encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”.

Ao longo das próximas semanas, o Jornal VOZ DA VERDADE vai ajudar a conhecer esta primeira exortação apostólica do Papa Francisco.

 

A Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (‘A Alegria do Evangelho’), que resulta da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’, realizada em Roma, em outubro de 2012, é a resposta do Papa Francisco ao convite dos padres sinodais para que redigisse este documento. Um documento que foi objeto de diversas consultas para a sua redação. “Consultei também várias pessoas e pretendo, além disso, exprimir as preocupações que me movem neste momento concreto da obra evangelizadora da Igreja”, refere o Papa numa introdução com que abre esta exortação.

Sublinhando que “não se deve esperar do magistério papal uma palavra definitiva ou completa sobre todas as questões que dizem respeito à Igreja e ao mundo”, e que “não convém que o Papa substitua os episcopados locais no discernimento de todas as problemáticas que sobressaem nos seus territórios”, Francisco aponta “a necessidade de proceder a uma salutar ‘descentralização’” e depois de enumerar as temáticas que vai abordar nesta exortação, justifica-se considerando algumas insistências “para mostrar a relevante incidência prática destes assuntos na missão atual da Igreja.

 

Análise

Ao longo das próximas semanas, o Jornal VOZ DA VERDADE vai apresentar uma síntese desta exortação olhando para cada um dos cinco capítulos que a compõem. Assim, no primeiro capítulo, o Papa Francisco apresenta a necessidade de ‘Transformação Missionária da Igreja’, referindo-se a uma ‘Igreja em saída’, uma ‘pastoral de conversão’ e uma ‘missão que encarna nas limitações humanas’. No segundo capítulo, o Papa Francisco fala de uma ‘crise no compromisso comunitário’ apresentando o que considera serem ‘os desafios do mundo atual’ e as ‘tentações dos agentes pastorais’. No Capítulo III, o Papa que vem da Argentina e de formação jesuíta aborda a temática do ‘anúncio do Evangelho’ detendo-se de forma particular e extensa na homilia e na sua preparação, dirigindo-se, como é natural, aos ministros ordenados. No quarto capítulo, ‘a dimensão social da evangelização’ ocupa o Papa Francisco nesta exortação, salientando temáticas como ‘a inclusão social dos pobres’, ‘o bem comum e a paz social’. Por fim, o quinto e último capítulo da Exortação Apostólica ‘A Alegria do Evangelho’ remete para os ‘evangelizadores com espírito’ apresentando ‘motivações para um renovado impulso missionário’ e mostrando aos cristãos Maria como ‘a Mãe da evangelização’.

 

________________


Patriarca de Lisboa apresenta Exortação Apostólica

 

D. Manuel Clemente vai apresentar a Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (‘A Alegria do Evangelho’), do Papa Francisco, na próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro. A apresentação decorre a partir das 21h30, na sede do Instituto Diocesano da Formação Cristã (igreja do Sagrado Coração de Jesus), em Lisboa.

 

________________

 

A Alegria do Evangelho

 

A primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, intitulada ‘Evangelii Gaudium’ (‘A Alegria do Evangelho’), já se encontra disponível em livro. Publicada no passado dia 26 de novembro, por ocasião do final do Ano da Fé, a exortação apostólica pode ser adquirida em Portugal através da Paulinas Editora ou da Paulus Editora.

texto por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES