Missão |
Padre Jorge Benfica
Quando Deus chama, não dá para negar e nem voltar atrás
<<
1/
>>
Imagem

O Pe. Jorge Benfica está em Portugal há quase 2 anos. Nasceu em Nova Lima, no estado brasileiro de Minas Gerais. A sua vida é fortemente marcada vivência no Movimento Encontros de Jovens Shalom, que o levou a descobrir a sua vocação sacerdotal. Hoje, faz da sua vida uma permanente e incondicional entrega a Deus, através do serviço aos jovens.

 

Paixão pela juventude

“Sou filho mais novo de uma família simples de nove irmãos. Minha mãe se chama Arlene Benfica e meu pai José Philomeno Nascimento. Minha família mora em Nova Lima, Minas Gerais, onde nasci, na Paróquia de Santo António. Sou da Comunidade Shalom. Quando Deus chama, não dá para negar e nem voltar atrás!” Foi com estas palavras que Jorge Benfica selou a sua celebração presbiteral, a 8 de janeiro de 2012. Tinha 18 anos quando conheceu o Movimento Encontros de Jovens Shalom e, rapidamente, se deixou encantar pelo grupo e pela proposta de ser Igreja que o Movimento, nascido em Angola nos anos 60, no pós Concílio Vaticano II, propunha. Não perdia nenhuma das reuniões e, com o passar do tempo, acabou por se tornar numa das lideranças do grupo. Na sua comunidade paroquial, animou grupos de jovens, deu catequese e participou em muitas equipas de trabalhos do Movimento. “Estes trabalhos fizeram de mim um apaixonado pela juventude”, afirma.

 

Deus mostra-nos o que fazer

Em 2001, então com 20 anos, conhece o Pe. Zé Luís, da Comunidade Shalom. O testemunho de uma vida simples, próxima dos jovens e dos seus problemas, interpelam-no e deixam nele a vontade de conhecer de forma mais profunda a Comunidade Shalom. “Eu nunca imaginei um padre que nos compreendesse, que tocava as músicas de rock nacional que gostávamos de ouvir. Isso era encantador! Comecei a apaixonar-me por este jeito de ser”, recorda. Nesse mesmo ano, participa num encontro vocacional e começa a sentir o desejo de se aproximar mais do carisma proposto e dá início ao processo de discernimento vocacional. Ao longo do processo foi sentindo medos e dúvidas, mas “Deus foi-me mostrando o que fazer”. Em 2003, durante um retiro de silêncio, percebe claramente o chamamento que Deus lhe fazia ao rezar a leitura da carta de São Paulo: "ai de mim se não evangelizar..." (1Cor 9, 16 – 23). “No final de outubro desse mesmo ano, fiz o retiro de opção de vida e confirmei o desejo de fazer a experiência na Comunidade Shalom”, recorda.

 

Fazer caminho no meio da juventude

Durante o tempo de formação e discernimento, Jorge Benfica foi confirmando a opção de fazer caminho no meio da juventude, através do compromisso com a Comunidade Shalom. Durante este tempo, teve oportunidade de aprofundar os seus estudos em filosofia, teologia e juventude. Nesta área concreta, fez uma especialização em Adolescência e Juventude no mundo contemporâneo pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, promovida em parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e coordenado pela Casa da Juventude Pe. Burnier.

No dia 27 de dezembro de 2007, Jorge Benfica professou os votos religiosos e tronou-se membro da Comunidade Shalom. Durante os quatro anos seguintes assume diferentes serviços, entre eles a coordenação do Juniorato (etapa de formação dos religiosos com votos professos) na Conferência dos Religiosos do Brasil e a assessoria de alguns encontros e congressos para jovens do todo o Ceará pela CRB e outras formações para jovens em outros estados do nordeste brasileiro. No dia 8 de janeiro de 2012 é ordenado presbítero na paróquia de Santo Antônio, Nova Lima, Minas Gerais, sua paróquia de origem.

 

Ser semente de libertação

Precisamente um mês depois, a 8 de fevereiro, é enviado pela Comunidade Shalom para Portugal, para aqui assumir a missão e o carisma da Comunidade no meio dos jovens portugueses. Em Portugal, o Pe. Jorge integra a Comunidade Shalom de Oeiras e acompanha os trabalhos do Movimento Encontros de Jovens Shalom nas dioceses de Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Fátima e também colabora com os trabalhos nas dioceses Lisboa e Setúbal. Hoje, o Pe. Jorge sente-se feliz e muito agradecido a Deus pelo caminho feito e pelas pessoas que foi encontrando. “Hoje sinto-me fortalecido e nas minhas orações, peço a Deus sabedoria para orientar os jovens, para instruir o povo e ser uma pequena semente de libertação no meio do mundo”, afirma. A terminar, o Pe. Jorge Benfica deixa-nos um verso inspirador, retirado da música “A Jangada”, composta pela Pe. Zé Luís, csh, “Doa a tua vida como Jesus e farás novo o teu ser. E a tua ação será uma semente de libertação.”

texto por Ana Patrícia Fonseca, FEC – Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES