Lisboa |
Ano 2013 em revista
Novos rostos, a mesma missão
<<
1/
>>
Imagem
Foi um ano marcado pela eleição do Papa Francisco e também pela nomeação do novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, mas que teve, porventura, na renúncia de Bento XVI ao Papado o acontecimento eclesial de 2013. Afinal, desde o Papa Gregório XII (pontificado de 1406 a 1415) que um Sucessor de Pedro não renunciava…

 

JANEIRO

No Patriarcado de Lisboa, o ano de 2013 iniciou-se com a morte do seu sacerdote mais idoso. No dia 2 de janeiro, na Casa Sacerdotal de Lisboa, falecia monsenhor cónego José Amaro Teixeira, com 101 anos, que o faziam também o padre mais velho do país. As Visitas Pastorais foram retomadas dia 13, na Vigararia de Caldas da Rainha - Peniche, com o objetivo de promover a convivência e proximidade entre bispos e comunidades cristãs. Na Solenidade de São Vicente, o cardeal Policarpo pedia ao mártir para dar à Igreja a “coragem de testemunhar a fé em todas as circunstâncias”.

 

FEVEREIRO

“Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino”. Com esta frase, a 11 de fevereiro, o Papa Bento XVI ‘chocava’ o mundo com a notícia da sua resignação. Algo que não acontecia há seis séculos na Igreja. “Continuai a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa”, pedia o Papa alemão, considerado pelo então Cardeal-Patriarca “uma das inteligências mais brilhantes do século XX e princípio do século XXI”. Fevereiro, na Diocese de Lisboa, ficou também marcado por uma visita inédita. Enquanto Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo realizava, pela primeira vez, uma Visita Pastoral à sua paróquia de origem, Alvorninha, desafiando conterrâneos, amigos e familiares a escutarem Cristo no silêncio. No primeiro dia deste mês, assinalava-se os 90 anos do nascimento da Sãozinha, conhecida como a ‘Florinha de Abrigada’.

 

MARÇO

‘Habemus Papam: Francisco’. A 13 de março, os cardeais, reunidos em Conclave, elegiam o primeiro Papa nascido na América Latina e também o primeiro Papa jesuíta. O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, tornava-se no 266º Papa da Igreja, tendo sido o primeiro a adotar o nome Francisco. No mês de março iniciava-se, na Vigararia de Mafra, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que se iria prolongar até 23 de junho. Ainda neste mês, por ocasião do Dia Cáritas, a 3 de março, a Cáritas Diocesana de Lisboa divulgava, através do Jornal VOZ DA VERDADE, os resultados do ‘Projeto Amigo’: os cristãos da diocese doaram 50 toneladas de roupa usada na campanha de inverno, números que deixaram “muito satisfeitos” os responsáveis por este projeto, que continua em atividade. Terminava também a Visita Pastoral à Vigararia de Caldas - Peniche, com D. José Policarpo a sublinhar que “a vida cristã é força e fonte de dinamismo”.

 

ABRIL

No discurso de abertura da 181ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, o presidente da CEP, D. José Policarpo, anunciava que o Papa Francisco lhe pediu para consagrar o seu Pontificado a Nossa Senhora de Fátima. Em Belém, a Jornada Diocesana da Juventude, realizada a 21 de abril, reuniu 1500 jovens. De 14 a 21 de abril, a 50ª Semana das Vocações tinha como tema ‘As vocações, sinal de esperança fundada na fé’, e ainda neste mês as Monjas Concepcionistas abriam um novo mosteiro no Monte Estoril.

 

MAIO

D. Manuel Clemente é o novo Patriarca de Lisboa. A 18 de maio, o Papa Francisco nomeava o sucessor de D. José Policarpo à frente dos destinos da Diocese de Lisboa. “Todos juntos seremos o Corpo eclesial de Cristo”, garantia o novo Patriarca. Dias antes, a 13 de maio, D. José Policarpo, presidente da CEP, consagrava o Pontificado do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima, durante a 96ª Peregrinação Internacional Aniversária das Aparições. No Dia da Igreja Diocesana, a 26 de maio, na Escola Salesiana de Manique, o Patriarcado de Lisboa homenageava todos os catequistas que exercem a sua missão há mais de 25 anos.

 

JUNHO

Ao encerrar a Semana da Fé em Lisboa, D. José Policarpo presidiu, pela última vez, à Procissão do Corpo de Deus pelas ruas da capital. Perante milhares de pessoas, no dia 2 de junho, o Patriarca Emérito caminhou com ‘Cristo vivo’ pelas ruas da Baixa. Na despedida do Patriarcado, a 29 de junho, D. José Policarpo ordenou seis novos padres e desejou “que a Igreja de Lisboa cresça”. Por estes dias, o Jornal VOZ DA VERDADE anunciava que, enquanto Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo ordenou mais de uma centena de padres. Também com data de 29 de junho é publicada a Carta Encíclica ‘Lumen fidei’, a primeira do Papa Francisco.

 

JULHO

“Só em comunhão se serve a comunhão”. Com estas palavras o novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, entrava solenemente na diocese, a 7 de julho, nos Jerónimos, apelando ainda a comunidades de acolhimento e missão. No Programa Diocesano de Pastoral 2013-2014, o novo Patriarca deseja uma fé que atue pela caridade e no primeiro encontro pastoral com os jovens da diocese, D. Manuel Clemente abençoou os 65 participantes de Lisboa na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Neste encontro no Brasil, que decorreu entre 23 e 28 de julho, o Papa Francisco assegurava: “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!”.

 

AGOSTO

A 30 de agosto, a três dias de celebrar os 105 anos de vida, falecia, em Lisboa, Maria Benedita Costa, que dedicou grande parte da sua vida ao serviço da Diocese de Lisboa, no apoio à formação nos seminários e na presença junto de cada seminarista. Na Ericeira, na Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem, no dia 18, o Patriarca D. Manuel lembrava que “com a companhia de Jesus e de Maria, quer no mar quer em terra, não estamos sós”. No último dia deste mês tradicional de férias, o Papa Francisco nomeou um novo Secretário de Estado do Vaticano (D. Pietro Parolin), substituindo, assim, o cardeal Tarcisio Bertone.

 

SETEMBRO

Em início de ano pastoral, o Patriarca de Lisboa, numa mensagem vídeo no site do Patriarcado (www.patriarcado-lisboa.pt), lembrava que “caridade é ter o comportamento pastoral de Jesus Cristo”. Neste mês de setembro, a Vila de Gaeiras (Óbidos) e também a Póvoa da Galega (Mafra) viram cumpridos um sonho com vários anos, com a abertura das suas novas igrejas. O XVIII Festival Diocesano da Canção Cristã de Lisboa teve como vencedor a Vigararia da Amadora, com o tema ‘O Teu amor’.

 

OUTUBRO

Renovar o impulso pastoral nas paróquias. Foi com este objetivo que teve início, a 6 de outubro, a Visita Pastoral à Vigararia de Sacavém. Neste mês, entre os dias 13 e 20, a Vigararia de Cascais recebeu a visita da Imagem Peregrina de Fátima. Outubro ficou ainda marcado pelos 75 anos da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, os 80 anos do Instituto de Surdos-Mudos da Imaculada Conceição, os 25 anos da Juventude Hospitaleira e a realização da I Jornada Diocesana das Capelanias Hospitalares e de Voluntariado Pastoral, além da morte do Bispo Emérito de Aveiro e antigo Auxiliar de Lisboa, D. António Marcelino, e a nomeação de D. Manuel Linda como novo Bispo das Forças Armadas e de Segurança.

 

NOVEMBRO

Uma multidão! Assim se pode definir a Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Peniche, por ocasião do Encerramento do Ano da Fé. Foi a 24 de novembro, com um mar de gente a dar testemunho da fé cristã. No Congresso Nacional do CNE (Corpo Nacional de Escutas), que assinalou os 90 anos de história do CNE em Portugal, D. Manuel Clemente considerou que, no atual momento de crise que o país atravessa, os escuteiros devem ser portadores de uma mensagem de esperança e solidariedade. A 24 de novembro era também publicada a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, intitulada ‘Evangelii Gaudium’ (‘A Alegria do Evangelho’), sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.

 

DEZEMBRO

No último mês do ano 2013, D. Manuel Clemente ordenava os primeiros diáconos como Patriarca de Lisboa, convidando os ordinandos a revestirem-se “do Senhor Jesus Cristo’”. Também no dia 1 de dezembro, e após 24 anos de espera, a comunidade da Arroja, em Odivelas, viu ser dedicada a nova igreja. A 10 de dezembro, o Centro Comunitário da Parede, Cascais, cumpriu 25 anos. Dezembro, mês do Natal, a Comunidade Vida e Paz celebrou o 25º Natal com os sem-abrigo e o Patriarca de Lisboa deixou um apelo à esperança e solidariedade, na sua tradicional Mensagem de Natal na RTP.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos do Arquivo do Jornal Voz da Verdade
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES