Lisboa |
‘In Spira’
Cáritas cria plataforma para ajudar desempregados
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Cáritas Portuguesa deseja que a plataforma ‘In Spira’, lançada no passado dia 18 de dezembro, em Lisboa, seja um instrumento de aproximação entre empregadores e desempregados com mais de 45 anos.

 

À Agência Ecclesia, Eugénio da Fonseca realçou que muitas destas pessoas têm “competências para colocar ao serviço da sociedade”. Uma grande franja da população portuguesa “está privada do direito ao trabalho” e com uma “ansiedade compreensível”, pelo que, afirma este responsável, a plataforma é “mais uma possibilidade de aproximar quem tem oportunidade de satisfazer esse direito”.

A ‘In Spira – Rede de Competências Cáritas’ (www.redeinspira.com) está online desde meados do mês passado e assenta em várias funcionalidades, como a facilidade de navegação e a criatividade. Segundo os promotores, é uma ferramenta tecnológica que dá resposta à sustentação do envelhecimento ativo e “combate a exclusão do mercado de trabalho dos mais velhos”. Contudo, adverte presidente da Cáritas, a plataforma “não dá automaticamente trabalho”. “Não compete à Cáritas assegurar em primeira linha o acesso ao trabalho”, salientou.

O projeto é coordenado por Maria do Rosário Carneiro e Eugénio Fonseca e conta, entre outras entidades, com a parceria do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) na divulgação desta iniciativa. Segundo adiantou Maria do Rosário Carneiro à Agência Ecclesia, a pessoa em busca de trabalho pode colocar online as suas “competências adquiridas” ao longo da vida. Com “largos milhares de pessoas” no desemprego, Maria do Rosário Carneiro supõe que o número da procura de trabalho seja “muito superior à oferta”, acrescentou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES