Lisboa |
Vigararia de Vila Franca de Xira - Azambuja recebe Visita Pastoral
“Refrescar e renovar a alegria da evangelização”
<<
1/
>>
Imagem

Tem início neste Domingo, 12 de janeiro, a Visita Pastoral à Vigararia de Vila Franca de Xira - Azambuja. “Esta Visita Pastoral tem o sentido de renovar as paróquias e a sua vivência total”, descreve ao Jornal VOZ DA VERDADE o vigário desta vigararia, padre António Cardoso.


Depois de Sacavém, esta é a segunda vigararia do Patriarcado de Lisboa a receber, neste ano pastoral 2013-14, a Visita Pastoral. “Esta Visita Pastoral traz três pontos fundamentais. Desde logo, refrescar e renovar a alegria da evangelização. É belíssimo este texto da exortação apostólica ‘Evangelii gaudium’, do Papa Francisco, que lembra a importância de estarmos atentos a menos burocracias e a mais anúncio e acolhimento! A Visita Pastoral será também uma ocasião para que bispos e párocos possam estar presentes como indicadores e como sinais à frente do povo, a animá-los. Temos de colocar as comunidades a ‘arder’ de vontade de serem fiéis. Por último, a Igreja tem de ir à procura de onde está o sofrimento, seja o sofrimento físico, moral ou de outra maneira. Hoje há muita pobreza envergonhada e nós não podemos passar ao lado dessa realidade. Estes são três desafios para esta Visita Pastoral”, observa este sacerdote, que é pároco de Aveiras de Cima e Aveiras de Baixo desde há 46 anos!

Entre 12 de janeiro e 23 de fevereiro, o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e os seus dois Bispos Auxiliares, D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás, vão conhecer a realidade das 17 paróquias que compõem esta vigararia: Azambuja e Vila Nova da Rainha (12 a 18 de janeiro), Vialonga (14 a 19 de janeiro), Forte da Casa (23 a 26 de janeiro), Vila Franca de Xira (21 a 26 de janeiro), Alcoentre e Manique do Intendente (26 de janeiro a 1 de fevereiro), Alhandra e São João dos Montes (4 a 9 de fevereiro), Póvoa de Santa Iria (igualmente 4 a 9 de fevereiro), Aveiras de Cima e Aveiras de Baixo (9 a 16 de fevereiro), Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras (14 a 16 de fevereiro), Alverca do Ribatejo, Sobralinho e Calhandriz (18 a 23 de fevereiro). “Esta é uma vigararia com características dificultosas, devido à extensão territorial. Está inserida em dois concelhos – concelho de Vila Franca e concelho de Azambuja –, mas é uma vigararia que tem uma comunhão de amizade, de partilha e de espírito de ajuda muito interessante”, ressalva o vigário.

Ao longo de cerca de um mês e meio, além da presença nas comunidades, os encontros vicariais vão também marcar a Visita Pastoral à Vigararia de Vila Franca de Xira - Azambuja. No dia 12 de janeiro, às 15h, o encontro com os leigos decorre na Azambuja; a 24 de janeiro, a partir das 21h, no Forte da Casa, há encontro com responsáveis dos centros sociocaritativos; já em fevereiro, no dia 7, às 2130, em Vila Franca, haverá encontro com autarcas e coletividades e uma semana mais tarde, a 14 de fevereiro, também às 21h30 na Azambuja, novo encontro com autarcas e coletividades; estes encontros vicariais terminam no dia 22 de fevereiro, às 15h30, em Alverca, com um encontro do Patriarca de Lisboa com os jovens. É também a paróquia de Alverca, no Pavilhão do CEBI, que acolhe, no dia 23 de fevereiro, às 17h, a celebração de encerramento da Visita Pastoral à Vigararia de Vila Franca de Xira - Azambuja. “A Igreja tem de ser sempre boa notícia”, termina o padre António Cardoso, que entre 1980 e o ano 2000 foi diretor do Secretariado Diocesano da Catequese.

texto por Diogo Paiva Brandão
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Foi há alguns dias que, na espaçosa capela de um colégio, presenciei uma cena que me deu que pensar.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Celebram-se este ano cem anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner, um sinal muito português e universal de talento, sensibilidade e sabedoria.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES