Domingo |
À procura da Palavra
Há beleza no entardecer
<<
1/
>>
Imagem

APRESENTAÇÃO DO SENHOR Ano A 

"O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria

antes de ver o Messias do Senhor”.

Lc 2, 26

 

A alegria do nascimento de Jesus prolonga-se, no Evangelho de São Lucas, na festa da sua apresentação no Templo, cumprindo a lei judaica. E a nós, já sem luzes e só com os saldos que “prolongaram” o Natal, passaria despercebida esta festa não fosse calhar a um Domingo. Depois dos pastores, são dois “velhinhos”, Simeão e Ana, os que vão experimentar a alegria de um encontro esperado e surpreendente. Assim, esta festa reveste-se de várias tonalidades e usos pastorais: bênção das crianças recém-baptizadas ou recém-nascidas, acção de graças pela vida consagrada, celebração pela vida longa dos mais idosos. E entre o início da vida, a vida comprometida em serviço de Deus e dos irmãos e o entardecer da vida que, “se Deus nos der vida e saúde, todos havemos de lá chegar” (como dizia a senhora Maria nos seus 87 anos) escolho o último para estas palavras.

No número do 2º semestre de 2013 da revista “Cidade Solidária”, da Misericórdia de Lisboa, são apresentados os resultados de um inquérito sobre os idosos e o isolamento na cidade de Lisboa. Dos 22679 inquiridos, 60% tinham mais de 75 anos, 80% tinham filhos vivos, 86% viviam em andares, 1/3 vivia só (410 muito isolados e 4256 isolados), 87% viviam da pensão de reforma, sendo a maioria dos sós, viúvas e pessoas solteiras. Não seriam precisos estes dados para constatarmos uma realidade que nos toca e faz sofrer a todos. Agora e nas perspectivas do futuro! E se a vida longa é considerada uma bênção nos textos da Bíblia, uma riqueza para as sociedades quando se valoriza a sabedoria e o reconhecimento dos mais velhos, o estado social treme quando se fixa nas contabilidades, e o tempo de todos parece sempre ser diminuto mesmo para os familiares mais chegados. A mentalidade utilitária e descartável, dispersa na procura egoísta do prazer e na exaltação da juventude, recusa enfrentar com lucidez a perspectiva de um envelhecimento que nos atingirá a todos. Que pode ser vivido não como condenação mas como oportunidade, com aceitação e reconciliação, com simplicidade e sabedoria. É aí que podemos deixar entrar o Espírito Santo!

Simeão e Ana experimentaram a alegria do encontro com Jesus porque acolheram o Espírito Santo. Não se fecharam no lamento ou na amargura, mas confiaram na esperança. E essa intimidade com Deus certamente começou muito antes da velhice. Trata-se de viver na fé e olhar com os olhos de Deus o que nos rodeia. Com generosidade e criatividade, em pequenas redes de vizinhança e proximidade, muitos isolamentos acabariam. Quantos “Simeões e Anas” esperam um encontro luminoso que paróquias, movimentos, famílias, amigos, poderíamos desencadear? E com que beleza queremos pintar o nosso entardecer?

P. Vítor Gonçalves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES