Missão |
Análise à campanha
Presentes Solidários 2013
<<
1/
>>
Imagem

“Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário!” Esta frase do Papa Francisco foi o mote da edição de 2013 da campanha Presentes Solidários que terminou no passado dia 6 de Janeiro. Mais uma vez esta campanha surpreendeu pela positiva e alcançámos os objectivos propostos.

 

2107 Presentes

O catálogo desta edição da campanha era composto por 11 presentes que respondiam a necessidades muito concretas nas áreas da educação, da saúde, da alimentação e da integração social.

Desde o dia 6 de Novembro até ao dia 6 de Janeiro participaram na campanha mais de 500 pessoas, conseguindo angariar um total de 2107 presentes. Para Angola, foram angariados 89 cheques oftalmológicos para crianças; para a Guiné-Bissau conseguimos 432 conjuntos de material escolar; para Timor-Leste conseguimos angariar 109 mesas e cadeiras para equipar 7 jardins-de-infância da região de Bazartete; para Moçambique foram angariados 816 presentes que possibilitam mais de 1600 consultas para as crianças da zona do Dondo; para São Tomé e Príncipe foram angariadas 308 batas escolares; para o Brasil conseguimos 85 pequenos-almoços para mais de 100 crianças de rua do Estado do Maranhão; para Cabo-Verde angariámos 152 livros para equipar uma biblioteca itinerante que irá percorrer a ilha de Santiago; para Portugal conseguimos angariar 83 bolsas do voluntário para apoiar a formação daqueles que partem voluntariamente em missão. Conseguimos ainda angariar 33 presentes XL, ou seja, presentes com um custo mais elevado. Foram 7 Presentes XL para Moçambique que permitirão a formação profissional de 7 jovens do bairro de Xipamanine, 11 Presentes XL para Angola quer permitirão a formação de 11 parteiras das Unidades de Saúde das Dioceses de Huambo, Kuito e Benguela a cargo da Caritas de Angola e 15 Presentes XL para a Guiné-Bissau que permitirão a aquisição de material didático para equipar o jardim-de-infância inclusivo da Casa Bambaram que acolhe crianças com necessidades educativas especiais.

 

Um futuro mais justo e mais solidário

Cada Presente Solidário traduz uma aposta muito concreta num futuro mais justo e mais solidário. Estes presentes são uma resposta muito concreta a quem decide apostar no desenvolvimento humano como fator de crescimento e de sustentabilidade. São sempre bens muito concretos e que respondem a necessidades muito bem identificadas pelos nossos parceiros no terreno. Por este motivo, são presentes que transformam o presente de inúmeras famílias e comunidades lusófonas, e alargam os horizontes de um futuro mais próspero e mais fraterno.

Esta é uma campanha que responde de forma muito concreta à identidade e missão que a FEC procura realizar em todos os seus projetos: “promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas, inspirados pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja Católica.” Acreditamos que esta iniciativa, que se renova todos os anos, cria verdadeiros laços de comunhão e cooperação entre comunidades afastadas pela distância física mas unidas pelo desejo de crescerem em conjunto.

 

O olhar de uma doadora da campanha

Ana Laura Guedes, uma das participantes nesta campanha descreve desta forma os Presentes Solidário: “Tomei conhecimento dos Presentes Solidários há sete anos atrás, logo no início desta Campanha, pela FEC, à qual estava muito ligada pelo Voluntariado Missionário. Gostei da iniciativa e, a partir daí, os meus presentes de Natal passaram a ser mais solidários. Já é uma “tradição” para os meus familiares. Faz-se silêncio na hora em que cada um recebe o seu Presente, para se ouvir tudo o que nele vem escrito e os amigos ficam ansiosos por saber o que vão dar e a quem. O que mais aprecio nesta campanha são as ideias de coisas simples e tão importantes para quem as recebe. [...] A certeza de que as coisas chegam aos seus destinatários, motiva-me a continuar e a entusiasmar outros a aderirem à Campanha.”


Próximos passos

Estamos neste momento a articular com os nossos parceiros no terreno a compra e entrega dos materiais angariados de forma a que estes presentes cheguem o mais rapidamente aos seus destinatários e assim possam transformar verdadeiramente as vidas de inúmeras famílias e comunidades lusófonas. Este processo poderá ser acompanhado no site da campanha em www.presentessolidarios.pt ou então através da página do Facebook em facebook.com/presentessolidarios.

A todos os que participaram na campanha a FEC – Fundação Fé e Cooperação quer dizer um sincero “OBRIGADO!”. Um obrigado em nome daqueles que no terreno irão receber estes presentes. Cada comprador de Presentes Solidários é um sinal de esperança para o mundo! Nesta edição de 2013 dos Presentes Solidários registámos um total de 516 encomendas. São 516 sinais de que este mundo pode ser verdadeiramente mais justo e mais fraterno!

texto por Emanuel Oliveira Soeiro, FEC – Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES