Lisboa |
Exortação ‘Evangelii Gaudium’ em reflexão
Catequeses Quaresmais, na Sé de Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

‘A fé atua pela caridade: a dimensão social da evangelização’ (cf. Papa Francisco, Exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, capítulo IV), é o tema das Catequeses Quaresmais no Patriarcado de Lisboa.

 

Neste ano pastoral, as catequeses que decorrem aos Domingos ao fim da tarde, na Sé Patriarcal de Lisboa durante a Quaresma, o tempo litúrgico de preparação para a Páscoa, vão ser divididas pelo Patriarca e os seus Bispos Auxiliares. A 9 de março, D. Manuel Clemente reflete sobre ‘No próprio coração do Evangelho, aparece a vida comunitária e o compromisso com os outros’ (EG, 177), e dia 16 de março D. Nuno Brás sobre ‘Este laço indissolúvel entre a receção do anúncio salvífico e um efetivo amor fraterno exprime-se nalguns textos da Escritura’ (EG, 179). Na semana seguinte, novamente o Patriarca de Lisboa fala sobre ‘Ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional’ (EG, 183), e a 30 de março será D. Joaquim Mendes a proferir a catequese quaresmal ‘Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres’ (EG, 187). A 6 de abril, D. Nuno Brás lembra que ‘Para a Igreja, a opção pelos pobres é mais uma categoria teológica que cultural, sociológica, política ou filosófica’ (EG, 198), terminando as Catequeses Quaresmais no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o Patriarca de Lisboa a proferir a catequese ‘A pior discriminação de que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual’ (EG, 200).

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Outubro ficará na história da Igreja em Portugal por dois principais motivos: a entrada, para o colégio cardinalício, de D.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Se houve nas últimas décadas uma cristã militante social da maior relevância, exemplo do compromisso...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES