Lisboa |
Exortação ‘Evangelii Gaudium’ em reflexão
Catequeses Quaresmais, na Sé de Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

‘A fé atua pela caridade: a dimensão social da evangelização’ (cf. Papa Francisco, Exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, capítulo IV), é o tema das Catequeses Quaresmais no Patriarcado de Lisboa.

 

Neste ano pastoral, as catequeses que decorrem aos Domingos ao fim da tarde, na Sé Patriarcal de Lisboa durante a Quaresma, o tempo litúrgico de preparação para a Páscoa, vão ser divididas pelo Patriarca e os seus Bispos Auxiliares. A 9 de março, D. Manuel Clemente reflete sobre ‘No próprio coração do Evangelho, aparece a vida comunitária e o compromisso com os outros’ (EG, 177), e dia 16 de março D. Nuno Brás sobre ‘Este laço indissolúvel entre a receção do anúncio salvífico e um efetivo amor fraterno exprime-se nalguns textos da Escritura’ (EG, 179). Na semana seguinte, novamente o Patriarca de Lisboa fala sobre ‘Ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional’ (EG, 183), e a 30 de março será D. Joaquim Mendes a proferir a catequese quaresmal ‘Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres’ (EG, 187). A 6 de abril, D. Nuno Brás lembra que ‘Para a Igreja, a opção pelos pobres é mais uma categoria teológica que cultural, sociológica, política ou filosófica’ (EG, 198), terminando as Catequeses Quaresmais no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o Patriarca de Lisboa a proferir a catequese ‘A pior discriminação de que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual’ (EG, 200).

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES