Lisboa |
Dia 8 de março
Sé de Lisboa acolhe Rito de Eleição dos Catecúmenos
<<
1/
>>
Imagem
O Rito de Eleição para todos os catecúmenos da Diocese de Lisboa com mais de 16 anos vai decorrer no próximo dia 8 de março, sábado, a partir das 11h, na Sé Patriarcal de Lisboa.

 

O Rito de Eleição de todos aqueles que serão batizados na próxima Vigília Pascal vai ser este ano presidido por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, e decorre na Sé, como “está previsto no Ritual” e como é desejo do Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, informa uma carta do diretor do Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa, padre Paulo Malícia, enviada esta semana às paróquias.

Na missiva, este responsável lembra os párocos da necessidade de enviarem “a ficha de inscrição de cada um dos catecúmenos” para o Departamento da Catequese, “até três dias antes” do rito. “Para que o rito corra o melhor possível, pedia-lhe também que solicitasse ao catequista responsável pelos catecúmenos para fazer a preparação do Rito de Eleição tal como consta no Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos”, acrescenta a carta.

De acordo com a Enciclopédia Católica Popular, o catecúmeno “é o ‘convertido’ à fé admitido ao catecumenado como preparação para os sacramentos da iniciação cristã. Embora ainda não formalmente cristão, a Igreja já o considera seu e, no caso de, sem culpa, morrer por batizar, concede-lhe sepultura eclesiástica. Com a eleição, o catecúmenos passa a chamar-se eleito, competente ou iluminando; e neófito depois de batizado”.

 

Informações: 218810533 ou catequese@patriarcado-lisboa.pt

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Quais serão as realizações da Igreja em Portugal, fruto do seu empenho e compromisso, minimamente nacionais?...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, declararam que não pretendem ter mais do que dois filhos,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES