Lisboa |
Conferência sobre a família, na Ericeira
“Educar na fé consiste ajudar alguém a viver com Jesus”
<<
1/
>>
Imagem

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás considera que “educar na fé consiste ajudar alguém a viver com Jesus, a participar no seu modo de viver, de ver, de atuar, de sentir a realidade que nos cerca”.

 

Numa conferência na Ericeira, organizada pela Vigararia de Mafra como preparação para a Jornada Diocesana da Família - Festa da Família, que se realiza no dia 25 de maio, Domingo, no Jardim do Cerco, em Mafra, D. Nuno Brás sublinhou que “uma família cristã gera os filhos na fé e para a fé, sem deixar de os gerar igualmente no mundo e para o mundo”.

Falando sobre o sacramento do Batismo, D. Nuno frisou que “é absolutamente normal que os pais cristãos queiram conduzir os seus filhos recém-nascidos, já participantes da vida da fé, à graça da filiação divina, à participação no corpo de Cristo”, e entende que este sacramento “não constitui nenhuma violação da liberdade dos próprios filhos”.

Na sua intervenção, na noite de sexta-feira, dia 21 de fevereiro, o Bispo Auxiliar referiu também que “é importante que a criança seja conduzida à catequese, quando a própria comunidade toma sobre si a responsabilidade de, também ela (e não apenas os pais), realizar o papel com que se comprometeu no momento do batismo: ajudar aquele batizado a viver, de acordo com a sua idade e as suas capacidades, a fé e a sua condição de filho de Deus”. Do mesmo modo, acrescentou, “é também essencial a abertura dos pais a receberem dos seus filhos ensinamentos acerca da fé”. “É que Deus fala-nos igualmente da boca das crianças, e não raras vezes estas nos dão lições de verdadeiro cristianismo e de fé, momentos de graça, que não havemos de desperdiçar, apenas porque vêm das bocas infantis”, garantiu o Bispo Auxiliar de Lisboa.

foto por Pedro Duarte
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Nuno Amador
Joker, de Todd Phillips, é um filme sublime e perturbador. Sublime na lentidão certa com que nos dá...
ver [+]

Isilda Pegado
1. Na Universidade diziam-nos que quando entra a Justiça, já não há Família. E por isso, o chamado...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES