Lisboa |
Missa do 7º Dia do Falecimento do Cardeal Policarpo
“A vida do senhor D. José foi uma vigília”
<<
1/
>>
Imagem
Uma vida de serviço marcada “pela verdade e pelo amor”. Assim definiu D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, a vida de D. José Policarpo, Patriarca Emérito falecido no passado dia 12 de março.

 

Na Missa do 7º Dia do Falecimento de D. José da Cruz Policarpo, na igreja de São Vicente de Fora, no passado dia 18 de março, D. Joaquim Mendes recordou palavras do Patriarca Emérito, de que tudo parte do amor. “Tudo partia de um grande amor a Jesus Cristo Bom Pastor e de uma tensão constante de identificação com Ele no acolhimento, na bondade de trato, na magnanimidade do coração, na compreensão, na ternura, na misericórdia, na solicitude pelos pobres e doentes, e pelas «ovelhas sem pastor»”. Recordando que o Cardeal Policarpo “tinha um coração grande, plasmado pelo amor de Cristo Bom Pastor, centro da sua vida”, que “procurava que fosse também o centro da vida da Igreja”, o Bispo Auxiliar frisou que “D. José foi sacramento de Cristo Bom Pastor”. “A Igreja de Lisboa testemunhou-o nas inúmeras manifestações por ocasião do termo do seu ministério como Bispo de Lisboa e também agora, por ocasião da sua morte”, garantiu.

Nesta celebração com a igreja repleta, que reuniu familiares, amigos e diversos sacerdotes, além do Bispo Auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás, D. Joaquim Mendes agradeceu a Deus “a preciosa herança” deixada por D. José Policarpo. “A vida do senhor D. José foi uma vigília marcada por uma fé firme e inabalável no amor de Deus; por uma forte esperança e por um grande desejo de Deus, que agora se encontra plenamente saciado. O senhor D. José vive em Deus, no seio da comunhão dos santos, mas também connosco, no nosso coração, como certamente também vivemos no seu coração”.

 

_____________________ 

 

Transmissão em direto das exéquias do Cardeal Policarpo: Cerca de 16 mil acessos nos canais do Patriarcado

As transmissões televisivas realizadas pelo Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa dos vários momentos de oração nas exéquias de D. José Policarpo registaram cerca de 16 mil acessos.

O Patriarcado de Lisboa, através do Meo Kanal ‘Patriarcado TV’, acessível no canal 210021, e do Sapo Vídeos (acessível em http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa), transmitiu, em direto, nos dias 13 e 14 de março, a celebração da Missa com o Cabido da Sé, as orações de Vésperas, de Ofício de Leitura e de Laudes, presididas por D. Manuel Clemente, e a Eucaristia exequial, também presidida pelo Patriarca de Lisboa, com a participação dos bispos portugueses. No total, as cinco transmissões realizadas nestas plataformas do Patriarcado registaram 15.755 acessos, sendo que 5.548 são correspondentes ao dia de quinta-feira e 10.207 referentes ao dia de sexta-feira. Numa parceria com a RTP, o Departamento da Comunicação transmitiu em direto as imagens da operadora estatal, da Missa exequial na tarde de sexta-feira, sendo que as restantes transmissões tiveram produção própria do Departamento da Comunicação, utilizando três câmaras com realização no local.

A Rádio Renascença, através do canal V+ e a TV Canção Nova utilizaram, também, a mesma transmissão online do Patriarcado, na tarde de sexta-feira, levando, assim, a um público mais vasto o momento solene vivido na Sé Patriarcal. Para estas transmissões, o Departamento da Comunicação contou com o apoio do Sapo Vídeos, do Meo, da Rádio Renascença e da Paulus Editora.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES