Papa |
A uma janela de Roma
Papa dá os “parabéns” a todos os pais
<<
1/
>>
Imagem
O Papa lembrou o dia de São José. Na semana em que recebeu os bispos timorenses, Francisco pediu orações pelos passageiros do avião desaparecido, visitou uma paróquia romana e escreveu no Twitter.

 

1. O Papa Francisco sublinhou que São José é o modelo de “educador” e de “papá” para todos os pais do mundo, a quem deu os parabéns no dia que lhes é dedicado. “A missão de São José é, certamente, única e irrepetível, porque Jesus é absolutamente único, mas na sua custódia de Jesus, educando-o para crescer em idade, em sabedoria e em graça, ele é modelo para cada educador, em particular para todos os pais”, referiu o Papa, na passada quarta-feira, dia 19 de março, perante mais de 60 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a audiência pública semanal.

A festa litúrgica de São José foi a data escolhida, em 2013, para a missa de início solene do pontificado de Francisco. “Confio à sua proteção todos os pais, os sacerdotes – que são pais – e os que têm uma missão educativa na Igreja e na sociedade”, declarou. O Papa quis ainda saudar “de coração” todos os pais que estavam presentes no Vaticano, a quem pediu que levantassem a mão. “Parabéns, parabéns no vosso dia”, disse.

Francisco pediu para todos os pais a “graça” de estarem sempre “muito próximos” dos filhos, “deixando-os crescer, mas próximos, próximos”. “Eles [filhos] têm necessidade de vós, da vossa presença, da vossa proximidade, do vosso amor. Sede para eles São José, guardiães do seu crescimento em idade, em sabedoria e em graça, guardiães do seu caminho”, precisou.

O Papa repetiu os parabéns e votos de um “bom dia do pai”, antes de convidar os presentes a rezar um Pai-Nosso por todos os pais, em particular por aqueles que já faleceram.

 

2. O presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste, D. Basílio do Nascimento, revelou que convidou o Papa Francisco a visitar o país em 2015, ano da comemoração dos 500 anos da chegada dos portugueses a Timor-Leste. "Como soubemos que em 2015 ele fará uma visita à Ásia, às Filipinas e ao Bangladesh, nós fizemos o convite. Agora, não sei se aceita ou se não, mas pelo menos ele não pôs imediatamente de lado, não levantou obstáculos", referiu o prelado, que e Bispo de Baucau. “Vai depender fundamentalmente da calendarização e disponibilidade do Papa”, acrescentou.

D. Basílio do Nascimento, juntamente com o Bispo de Díli, D. Alberto Ricardo, e o Bispo de Maliana, D. Norberto Amaral, estiveram reunidos com o Papa Francisco na passada segunda-feira, no Vaticano, durante mais de uma hora. Os três bispos, que constituem a Conferência Episcopal de Timor Leste, foram recebidos no âmbito da visita ad limina, com D. Basílio a referir que o Papa se mostrou, “fundamentalmente, preocupado com a educação” e “com a família". Francisco, segundo o bispo timorense, insistiu sobre “o cuidado na formação” que realiza a Igreja em relação à população, sobretudo depois de saber que "a média de idade em Timor é de 16 anos”, o que faz com que seja “um dos países mais jovens do mundo".

 

3. O Papa desafiou, no passado Domingo, dia 16, os católicos a saber combinar uma vida de “oração”, de momentos diários de recolhimento e leitura do Evangelho, com a ação concreta em favor dos necessitados. “O encontro com Deus na oração leva-nos novamente a descer da montanha e voltar para baixo, à planície, onde encontramos tantos irmãos com o peso do cansaço, das injustiças, pobreza material e espiritual”, sublinhou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas para a recitação da oração do Angelus. Partindo do episódio da Transfiguração de Jesus, no Monte Tabor, relatado pelos Evangelhos, Francisco destacou a importância de cada batizado ser uma pessoa capaz de “escutar” a voz de Jesus e “levar a sério” esta palavra. “Vocês leem todos os dias uma passagem do Evangelho? Sim, não, sim, não. Alguns sim, outros não, mas é importante”, garantiu, de improviso, sugerindo depois que cada pessoa possa ter uma edição de “bolso” do Evangelho, para o poder ler e para “escutar” a palavra de Jesus. “Pensai nisto, não é difícil, nem é necessário que sejam os quatro [Evangelhos]”, acrescentou.

O Papa falou também da necessidade de transmitir a mensagem cristã. “A palavra de Cristo em nós cresce quando nós a proclamamos, quando a damos aos outros, e esta é a vida cristã, é uma missão para toda a Igreja, para todos os batizados, para todos nós: escutar Jesus e oferecê-lo aos outros. Não se esqueçam, esta semana escutem Jesus. E pensai na proposta do Evangelho: vão fazê-lo?”, questionou. “No próximo Domingo, vão dizer-me se fizeram isto: ter um pequeno Evangelho no bolso ou na mala para ler uma pequena passagem, durante o dia”, terminou.

O Papa concluiu com um convite a “recordar na oração” os passageiros e tripulação do avião da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana com 239 pessoas a bordo, bem como os seus familiares. “Estejamos próximos deles, neste momento difícil”, apelou.

 

4. “O primeiro dever de cada cristão é alimentar a própria fé”, assegurou o Papa Francisco, durante uma visita pastoral, no passado Domingo, dia 16, a uma paróquia romana. “Quais são os deveres do cristão? Eventualmente me direis: ir à Missa nos domingos; fazer o jejum e a abstinência na Semana Santa; fazer isso… Mas, o primeiro dever do cristão é escutar a Palavra de Deus, escutar Jesus, porque Ele nos fala e nos salva com a sua Palavra. E Ele faz também mais robusta e mais forte a nossa fé, com aquela Palavra. Escutar Jesus!”, convidou Francisco, na Missa a que presidiu na igreja de Santa Maria da Oração de Setteville di Guidonia, paróquia a cerca de vinte quilómetros a nordeste de Roma.

 

5. No passado dia 13 de março foi assinalado o primeiro ano de Pontificado do Papa Francisco. “Por favor, rezem por mim”, escreveu o Papa, nesse dia, às 10h de Lisboa, na sua conta oficial no Twitter (www.twitter.com/Pontifex_pt). Francisco tem mais de 12 milhões de seguidores nesta rede social.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES