Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Sinais de Páscoa hoje
<<
1/
>>
Imagem
Celebrar a Páscoa é celebrar a Ressurreição de Jesus, sinal do amor de Deus pela humanidade. Um Deus que se apresenta como Pai, misericordioso, atento às necessidades dos homens e da sua Igreja. Quando três dias depois da morte de Jesus na Cruz, “Maria Madalena e a outra Maria” chegam junto do túmulo e veem a pedra removida, deparam-se com um sinal da nova vida de Jesus Cristo que venceu a morte. Ele está vivo, no meio de nós. E todos os dias somos confrontados com sinais que nos apontam essa mesma presença viva e o desejo deste Deus de Amor continuar a amar-nos.

A Igreja de que somos, cada um, membros, é d’Ele. Ele a conduz e pastoreia, como o Bom Pastor. Por isso mesmo, vai-nos dando, também, os pastores de que precisamos para caminhar. Este Domingo, celebramos em Roma, a canonização de dois novos santos, pastores da Igreja (Papas João XXIII e João Paulo II), modelos de santidade a que somos convidados a olhar e seguir. Por outro lado, sinal e manifestação deste mesmo amor é a nomeação do novo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. José Traquina, de quem tenho a graça de ser amigo, há muitos anos, e de ter partilhado a missão na paróquia de Benfica, como seu coadjutor, neste último ano. Testemunho o muito que recebi e colhi do contacto pessoal, da experiência pastoral que apreendi, das partilhas espirituais, mas acima de tudo, da amizade centrada em Jesus Cristo Ressuscitado, que reencontrei pela vida de um verdadeiro pastor e santo. Dou graças a Deus pelos dons que recebi neste anos vividos, mas o maior que testemunho é o ‘Sim’ de quem procura repetir a obediência de Maria, com a força de um soldado que se dá sem medida, combate sem cuidar das feridas e trabalha sem descanso, não esperando outras recompensas.

Obrigado D. José Traquina.

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES