Domingo |
À procura da Palavra
Enviados
<<
1/
>>
Imagem

DOMINGO II DA PÁSCOA Ano A

"Assim como o Pai Me enviou,

também Eu vos envio a vós”.

Jo 20, 21

 

Os relatos das aparições de Jesus Ressuscitado têm um sabor sempre renovado de surpresa. Como colocar em palavras este encontro do tempo e da eternidade, da vida plena de Deus com a provisoriedade humana, do Mestre e amigo que viram morrer na cruz e agora aparece vivo a saudá-los com as palavras habituais e tão novas: “Shalom aleichem!” Ele tinha anunciado que ressuscitaria, mas como poderiam entender o que nunca tinha acontecido? Por isso é de surpresa em surpresa que vão caminhando, e gostaria de eleger “a surpresa” como condição própria de quem se dispõe a caminhar com Cristo e aceita estar atento ao Espírito Santo.     

Surpresas boas mas também menos boas (quando nos tornamos “donos” do caminho e da verdade, esquecendo quem nos envia). A história da Igreja está cheia de umas e de outras, e que bom é percebermos como, no meio das nossas fragilidades, Deus não desiste de apostar nas coisas maravilhosas de que também somos capazes. De Pedro podemos sempre aprender como pode andar tão perto a negação e o amor, o medo e a ousadia. De Tomé a coragem de colocar questões óbvias e simples e a humildade de afirmar a fé total em Jesus. E de todos os apóstolos e apóstolas recebemos testemunhos feitos de luz e de trevas, de miséria e de grandeza. Só Deus vê (e ama) a totalidade de cada um, por isso nos pediu Jesus pra não julgarmos os irmãos e não desistirmos nunca da ressurreição de todos.  

Hoje reconhecemos a santidade de dois Papas tão próximos de nós: João XXIII e João Paulo II. Neles as surpresas de Deus puderam manifestar-se de forma admirável. As suas fragilidades e imperfeições não foram obstáculo a recebermos, pelas suas vidas, este amor incondicional de Deus que a Páscoa de Jesus Cristo nos alcançou. Escancarando as portas e janelas da Igreja ao mundo com João XXIII, confirmando os irmãos na fé nas suas muitas viagens apostólicas com João Paulo II. De um e de outro guardamos momentos únicos de profunda comunhão com Deus e com o mundo que Deus ama. João XXIII, no seu “Diário íntimo” fala de duas graças que recebeu: “aceitar com simplicidade a honra e o peso do pontificado, com alegria de poder dizer que nada fiz para o provocar”, e “surgirem no meu espírito como simples e de execução imediata algumas ideias, nada complexas, pelo contrário bastante simples, mas de vasto alcance e responsabilidade em relação ao futuro, e com sucesso imediato” (acredito que todos recebemos esta última muitas vezes!). João Paulo II, na celebração do Jubileu do ano 2000, entre muitas formas de o celebrar destacou o “sinal da purificação da memória: isto requer de todos um acto de coragem e de humildade para reconhecerem as faltas cometidas por quantos detiveram e detêm o nome de cristãos” (Bula Incarnationis mysterium, 11).

Por estes dias celebramos a liberdade que o 25 de Abril de 1974 “abriu”. E conjugamos de diversas formas a responsabilidade que toda a liberdade reclama. Assim na vida e na fé. A liberdade que a Páscoa de Jesus trouxe, é responsabilidade de todos pelo mundo novo que podemos construir. Ninguém deixou de ser enviado!

P. Vítor Gonçalves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES