Migrações |
Jornal VOZ DA VERDADE inicia parceria com a Pastoral da Mobilidade de Lisboa
Mostrar a fé ‘estrangeira’
<<
1/
>>
Imagem
É uma parceria que quer dar a conhecer a história e a vivência cristã de cada uma das 10 comunidades católicas estrangeiras no Patriarcado de Lisboa. O acordo entre o Jornal da VOZ DA VERDADE e o Sector da Pastoral da Mobilidade prevê a cedência de uma página por mês para mostrar a fé ‘estrangeira’ vivida na diocese.

 

“É muito importante esta parceria! Será com certeza uma das colunas vertebrais para a vivência da comunidade estrangeira e para que estas comunidades no Patriarcado sejam uma força viva”. É desta forma que o diretor do Sector da Pastoral da Mobilidade, padre Delmar Barreiros, reage à parceria que este serviço da Cúria encetou com o jornal diocesano. Mensalmente, nesta mesma página 13 do jornal publicado no quarto Domingo de cada mês, o VOZ DA VERDADE dará a conhecer a história e o presente de cada uma das 10 comunidades católicas estrangeiras no Patriarcado de Lisboa: alemã, espanhola, francesa, inglesa, italiana, brasileira, polaca, ucraniana, africana e filipina. “O Jornal VOZ DA VERDADE é o grande mensageiro de todas as preocupações e realizações da vida destas comunidades. O jornal tem sido o grande mensageiro e até o elo destas comunidades! De cada vez que o VOZ DA VERDADE mostra a vida de qualquer uma destas comunidades, eu recebo sempre telefonemas dos estrangeiros, satisfeitos, por aparecerem no jornal!”, sublinha este responsável.

 

População ‘móvel’

O padre Delmar Barreiros assumiu esta pastoral desde que este serviço foi criado na Cúria Diocesana do Patriarcado, em 1995, ainda no tempo do Cardeal Ribeiro. “O Santo Padre João Paulo II, muito consciente desta realidade, quis que em todas as dioceses houvesse um sector dedicado à pastoral das migrações e turismo, assim se chamava no princípio e que mais tarde se chamou pastoral da mobilidade. Ao longo destes quase 20 anos, tenho procurado acompanhar todas as comunidades, sobretudo as mais recentes”, observa.

Segundo as Bases Estatutárias da Cúria Diocesana do Patriarcado de Lisboa, compete ao Sector da Pastoral da Mobilidade “a dinamização e coordenação das ações pastorais orientadas para o extrato da população considerada ‘móvel’: os migrantes, os turistas, os trabalhadores de passagem ou sazonais, os feirantes, os artistas de circo, os camionistas de longo curso, as comunidades étnicas ainda não plenamente integradas na sociedade como um todo”. Nestas declarações, o padre Delmar sublinha a universalidade da mensagem cristã: “A Igreja é de todos e para todos! A mensagem de Cristo é de tal maneira universal que ninguém pode ficar excluído! A mensagem cristã é para todos os povos”.

 

Atitude histórica

Lisboa sempre foi uma cidade de acolhimento da pessoa estrangeira. “A partir de 1976/77, os imigrantes vinham sobretudo de África, devido aos retornados e às independências das antigas colónias; destes retornados e colonizados, os últimos foram os timorenses”. Desde 1998, “depois da queda do muro de Berlim”, começaram a chegar à capital portuguesa “os povos de leste, nomeadamente da Ucrânia, da Roménia, da Bulgária e da Rússia”. Até 2005, “foi o auge que a Igreja de Lisboa teve de fazer para acolher essa gente que vinha”. Nesta época, o padre Delmar destaca a intervenção do então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. “Houve uma atitude histórica do Cardeal Policarpo que, ao ver que havia muita gente que não nos compreendia, por mais que nós nos quiséssemos fazer compreender, pediu à Ucrânia para enviar um sacerdote que falasse português! Recebemos o padre Josafat, sacerdote da Ordem de São Basílio Magno, da Igreja Ucraniana Católica do Rito Bizantino”.

Atualmente, a grande comunidade presente em Lisboa é a brasileira. Segue-se a comunidade cabo-verdiana e a ucraniana. “Neste momento, todas as comunidades estão estabilizadas. Todas têm lugares de culto [ver caixa] e hoje todas vivem como se fossem verdadeiras paróquias, onde está organizada a catequese, o serviço da liturgia, de apoio aos mais necessitados. Tal como as paróquias, estas comunidades têm anualmente as suas peregrinações a Fátima, os retiros, as primeiras comunhões, o Crisma…”, conta o diretor do Sector da Pastoral da Mobilidade do Patriarcado de Lisboa.

 

__________________


Comunidades Católicas Estrangeiras no Patriarcado de Lisboa

 

Igreja Católica Alemã

Igreja de Nossa Senhora das Dores

(R. do Patrocínio, 8, 1350‑230 Lisboa)

Telefone: 213964114

Responsável: Padre Cristian Uptmoor

 

Igreja Católica Espanhola

Igreja da Beneficência Espanhola

(Av. Dom Rodrigo da Cunha, 1, 1700‑137 Lisboa)

Telefone: 218490714

Responsável: Cónego José Carlos Fernandez Otero

 

Igreja Católica Francesa

Igreja de São Luís dos Franceses

(Beco de São Luís da Pena, 34, 1150‑336 Lisboa)

Telefone: 213425821

Responsável: Padre Manuel Durães Barbosa, CSSp

 

Igreja Católica Inglesa

Igreja de Santa Maria

(R. do Murtal, 368, São Pedro do Estoril, 2765‑541 Estoril)

Telefone: 214673771

Responsável: Padre Frei William David Walker, OP

 

Igreja Católica Italiana

Igreja do Loreto

(R. da Misericórdia, 2, 1200‑273 Lisboa)

Telefone: 213423655

Responsável: Padre Francesco Temporim, SCJ

 

Capelania da Comunidade Católica Brasileira

Igreja de Odivelas

(R. Alberto Monteiro, 2675‑273 Odivelas)

Telefone: 219310648

Responsável: Padre Jan Pietrus, SAC

 

Capelania da Comunidade Católica Polaca

Igreja de Odivelas

(R. Alberto Monteiro, 2675‑273 Odivelas)

Telefone: 219310648

Responsável: Padre Artur Karbowy, SAC

 

Capelania da Comunidade Grego Católica Ucraniana

R. Quirino da Fonseca, 2A, 1000‑252 Lisboa

Telefone:309832528/962782489/964887911

E-mail: osbmpt@gmail.com ou mzki@sapo.pt

Responsáveis: Padre. Maryam-Mykola Yarema, OSBM; e padre Yuriy (Bernard) Pidhirnyy, OSBM

 

Capelania das Comunidades Católicas Africanas

Em quase todos os bairros de maioria africana, além das igrejas paroquiais da zona, há diversos lugares de culto ao serviço das comunidades

(Rua de Santo Amaro, à Estrela, 51, 1200‑801 Lisboa)

Telefone: 213933000

Responsáveis: Padres Espiritanos (CSSp)

 

Comunidade Católica Filipina

Igreja do Corpo Santo

(Largo do Corpo Santo, 1200 Lisboa)

Responsável: Padre Jovito Osalvo, SVD

texto e foto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES