Lisboa |
D. José Traquina em Fátima
“Deus conta com todos”
<<
1/
>>
Imagem
O novo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. José Traquina, presidiu à peregrinação aniversária de junho das aparições em Fátima e garantiu que Deus conta com todos, até com os doentes, para promover o bem.

 

“O doente com fé oferece-se, doa-se, entrega-se. Através do sofrimento e unido a Cristo, ele cumpre uma missão de paz e de salvação. Ainda que dependente de todos, a sua existência não é inútil”, observou o mais recente membro do episcopado português, na sua homilia, exortando os peregrinos de Fátima a não esmorecer perante o sofrimento humano. “Deus não desistiu do Homem. Pelo contrário, conta connosco para sermos suas testemunhas e promovermos o bem que esteja ao nosso alcance, especialmente a favor das pessoas idosas, doentes e pessoas mais frágeis”, lembrou, na celebração no Santuário, no passado dia 13 de junho. Ordenado bispo no passado dia 1 de junho, D. José Traquina confiou ainda o seu ministério episcopal a Nossa Senhora, a quem pediu que interceda pelos doentes e familiares, voluntários e profissionais de saúde.

Na noite de dia 12, o Bispo Auxiliar de Lisboa incentivou os peregrinos de Fátima a manterem a esperança e a verem os sinais de Deus, apesar das adversidades do mundo. “Vivemos em esperança, porque vivemos num mundo onde o mal persiste, existem injustiças, falta de respeito pela vida humana, falta de condições de dignidade para muitas pessoas. Porém, é este o mundo que Deus ama”, assegurou D. José Traquina, convidando ainda os cristãos a não se ficarem “por uma oração mais superficial”. “Corramos o risco da aventura do encontro ao nível mais profundo e dizer sim a Cristo, permitindo que a Sua pessoa se torne realmente presente na nossa vida”, desafiou.

 

__________________


Construir um mundo melhor

Na Peregrinação das Crianças 2014, os mais novos foram convidados a construir um mundo melhor. Nas palavras finais da celebração, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, despediu-se das crianças e de quem as acompanhava, dizendo-se sensibilizado “pelo espetáculo de beleza” que via na peregrinação. Acompanhadas pelos seus familiares, párocos, catequistas e professores, cerca de 35 mil crianças rumou à Cova da Iria, na manhã do dia 10 de junho, tendo recebido, como recordação, uma pequena cruz em madeira com o lema da peregrinação: ‘Ó Jesus é por vosso amor’. Foi também oferecida uma pagela com a oração ensinada por Nossa Senhora a Lúcia, Francisco e Jacinta, para as crianças rezarem quando fizessem um sacrifício. Esta peregrinação, que se realiza há mais de três décadas, foi este ano presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, que pediu às crianças para agradecerem a Deus “por todas as pessoas que nos fazem bem”.

fotos por Santuário de Fátima
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES