Especiais |
Festival Jota
Promover a música de inspiração cristã
<<
1/
>>
Imagem
A Irmã Glenda, do Chile, é a ‘cabeça de cartaz’ do Festival Jota 2014, um festival de Verão católico que este ano decorre nos dias 25, 26 e 27 de julho, na paróquia de Carvalhais, em São Pedro do Sul, Diocese de Viseu.

 

Promovido pelo Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda e pela Banda Jota, um grupo de música católica, o Festival Jota (www.festivaljota.com) é, este ano, organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Juventude e Ensino Superior de Viseu. Do programa, além da Irmã Glenda, que vai atuar no primeiro dia do festival de música de inspiração cristã, destacam-se as presenças de Godstones, Padre Jason, US - Unidos em Santidade, Ruben Villar de Lis (Espanha), Dj Videtta, Xpression Cross, Banda Missio, LVD - La Voz del Desierto (Espanha), Crossbeam (Inglaterra), além, claro, da participação da Banda Jota.

 

Refletir a música cristã

Este festival de Verão católico tem como objetivos a “promoção da música de inspiração cristã”, bem como a “reflexão sobre música, artes e outras expressões para a evangelização” e “sobre temas importantes para os jovens”, além de “fomentar a criatividade artística”. Esta é uma iniciativa da Igreja que, segundo o regulamento, quer também “proporcionar o intercâmbio de jovens, grupos e movimentos de inspiração cristã de todo o país”, “potenciar valores como o altruísmo, o respeito, a autonomia, o sentido crítico, o encontro com o outro, a paz, a comunhão e a fé”, “despertar para uma ocupação saudável dos tempos livres” e “sensibilizar para a ecologia e o respeito pela natureza”.

 

‘Andaimes para Deus’

Além dos concertos de música de inspiração cristã, o Festival Jota privilegia espetáculos vários, atividades artísticas, atividades e desportos radicais, torneios desportivos, caminhadas, visitas guiadas, ateliês de reflexão, atividades de meditação, oração e partilha. O Festival Jota 2014 terá uma variedade de workshops intitulados, como habitualmente, ‘Andaimes para Deus’ e com uma variedade de presenças e temas: "Dúvidas com Resposta", "Natureza com Francisco", "Caridade com Justiça", "Juventude com Protagonismo", "Rezar com O Corpo", "Alegria com Razão", "Crescer com Felicidade", "Voluntários com Generosidade" e outros mais que estão por confirmar.

 

Bilhete Jota, Diário ou Concerto?

A entrada no Festival Jota pode ser feita mediante a aquisição do ‘Bilhete Jota’, que “pressupõe inscrição até ao dia 11 de julho junto da organização, para os três dias (25, 26 e 27 de julho) ao preço de 25¤, com direito a pequeno-almoço, acesso livre ao recinto, acesso a todas as atividades, acesso a todos os concertos, guião e outros materiais”. O ‘Bilhete Jota Diário’, para cada um dos dias do festival, tem um preço de 12¤ para o dia 25, 17¤ para o dia 26 e 3¤ para o dia 27, “com direito a pequeno-almoço, acesso livre ao recinto, acesso a todas a atividades, acesso a todos os concertos, guião e outros materiais do Festival, de acordo com o proposto para cada dia”. Já ainda a possibilidade de aquisição do ‘Bilhete Concerto’ para cada dia do Festival Jota, “com direito à entrada no recinto a partir das 19h45 e até ao final dos concertos que constam no programa oficial”, pelo valor de 6¤. As crianças até aos 6 anos, inclusive, têm entrada gratuita, os bilhetes para crianças entre os 7 e os 12 anos têm desconto, tal como as aquisições de bilhetes para grupos iguais ou superiores a 15 elementos, que “terão direito a uma inscrição gratuita”.

O alojamento no Festival Jota é feito através de tendas, em regime de acampamento. “Apesar de se dirigir a jovens, este evento está aberto a pessoas de todas as idades”, salienta a organização, convidando todas as dioceses, paróquias e movimentos a participar no Festival Jota.

 

________________


Banda Missio conTigo

A Banda Missio, que vai atuar no Festival Jota 2014, apresentou, no passado dia 19 de junho, na Casa da Música no Porto, o seu primeiro CD, intitulado ‘conTigo’. O concerto marcou a apresentação oficial dos 13 temas que compõem este trabalho discográfico e que têm vindo a ser divulgados nos muitos concertos de evangelização que a Banda Missio realiza por todo o país. O CD ‘ConTigo’ é produzido por David Neutel e editado pelas Edições Salesianas.

A Banda Missio (www.bandamissio.pt) é uma banda pop/rock de música de inspiração cristã, formada em 2009 por impulso do padre Leonel Claro, como um projeto do Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos. Tem como objetivo aproveitar os talentos musicais e vocais de muitos jovens ligados a Família Comboniana, com o intuito de evangelizar através da música.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES