Lisboa |
Departamento da Catequese
Encontros de Catequistas do 1º ao 6º Catecismo vão marcar novo ano pastoral
<<
1/
>>
Imagem
O Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa vai organizar, ao longo do ano pastoral 2014/15, três Encontros de Catequistas do 1º ao 6º Catecismo em vários pontos da diocese. Esta é uma das iniciativas previstas no calendário diocesano da catequese.

 

Segundo o calendário, disponível em http://goo.gl/6rZGuq, o primeiro encontro decorre a 11 de outubro, um sábado, no Centro Paroquial da Benedita, entre as 9 e as 13h. Uma semana mais tarde, dia 18, novamente da parte da manhã, este encontro tem lugar no Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal. Finalmente, a 25 de outubro, o Encontro de Catequistas do 1º ao 6º Catecismo vai-se realizar no Seminário de Alfragide.

Toda a catequese na diocese, no próximo ano pastoral, vai ter como tema ‘O sonho missionário de chegar a todos’. “As principais de atividades do Departamento da Catequese para o ano 2014/2015 têm como base o desafio sinodal lançado pelo nosso Bispo. ‘O sonho missionário de chegar a todos’  do Papa Francisco será também o nosso sonho”, refere uma carta do diretor do Departamento da Catequese, padre Paulo Malícia, enviada recentemente aos padres de Lisboa. Durante os meses de setembro e outubro decorrem as reuniões de responsáveis paroquiais por vigararia onde, segundo a referida comunicação, serão dadas “informações aos catequistas sobre a forma como pensamos animar a caminhada sinodal”.

De 3 a 5 de outubro, têm lugar, em Fátima, as Jornadas Nacionais de Catequese, enquanto a Formação de Catequistas de Adolescentes se vai desenrolar na paróquia do Coração de Jesus, entre as 9 e as 13h, nos dias 15 de novembro e 10 de janeiro de 2015. O Retiro Diocesano de Catequistas será de 14 a 17 de fevereiro, em Fátima, e a Festa da Vida, para o 8º Catecismo, a 9 de maio, no Externato de Penafirme.

 

Informações: www.catequese.net, catequese@patriarcado-lisboa.pt ou 218810533

 

_______________


EMRC

Em carta enviada ao clero de Lisboa, o diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER), padre Paulo Malícia, recorda as alterações que se vão verificar este ano na nomeação dos docentes desta disciplina. “Aproveito também para recordar que, a partir do próximo ano letivo, os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica [EMRC] deixam de ser nomeados pelo secretariado diocesano. Assim, é muito provável que os professores que lecionavam nas escolas da sua paróquia (muitos deles seus colaboradores e pessoas da sua confiança) mudem de escola. Peço que esteja atento às mudanças e ajude na integração dos novos docentes”, escreveu o diretor do SDER.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES