Missão |
Pe. Flávio Gouveia
O Despertar da Vocação
<<
1/
>>
Imagem

O Pe. Flávio Guido Gonçalves Gouveia nasceu a 12 de junho de 1985, na freguesia de Porto da Cruz, distrito do Funchal. Foi batizado a 28 de setembro de 1985, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Guadalupe do Porto da Cruz, Diocese do Funchal, e crismado a 2 de julho de 2000 na mesma Paróquia.

 

Frequentou o Colégio Missionário Sagrado Coração, Funchal, onde concluiu o 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico no ano de 2001. No Instituto Missionário Sagrado Coração, Coimbra, concluiu, em 2004, o Ensino Secundário. Foi recebido Postulante a 8 de dezembro de 2003, no Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, e Noviço a 19 de agosto de 2004, na Casa Sagrado Coração, em Aveiro. Após o Noviciado, emitiu, em Aveiro, a Primeira Profissão a 18 de setembro de 2005, e a Profissão Perpétua a 17 de setembro de 2011, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, Patriarcado de Lisboa. Foi instituído no Ministério dos Leitores a 29 de novembro de 2011 e dos Acólitos a 13 de abril de 2012, no referido Seminário de Nossa Senhora de Fátima. Desde 2005 que frequenta o Curso de Mestrado Integrado em Teologia, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Interrompeu os estudos entre 2008 e 2010 para fazer o estágio de vida religiosa na Comunidade Dehoniana de Viana, em Angola, voltando de seguida ao Seminário de Nossa Senhora de Fátima para concluir os estudos teológicos. Foi Ordenado Diácono na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos) por D. José da Cruz Policarpo, a 2 de dezembro de 2012, e Ordenado Presbítero no dia 27 de julho de 2013, na Catedral do Funchal por D. António Carrilho.

 

A caminhada vocacional

“Após 17 anos de seminário é difícil dizer em poucas palavras aquilo que foi a minha caminhada vocacional”, conta-nos o Pe Flávio. “A vocação não surge do nada, é Deus quem primeiro toma a iniciativa. A Sua presença na minha vida manifestou-se de diversos modos. Foi na família que começou a crescer algo no meu interior pela oração, nomeadamente a reza do terço e pela frequente participação na Eucaristia. De igual modo uma outra coisa que me fez despertar foi o começar desde muito novo (tinha eu então 9 anos) a ser acólito. Sentia muito entusiasmo em exercer esta tarefa de serviço ao altar”.

Assim, ao passar um padre pela escola, lançou-lhe o convite para participar nos encontros de pré-seminário e lá quis fazer essa experiência durante o quinto e sextos anos. No decorrer do sexto ano, fizeram-lhe a proposta para entrar no seminário. “Lembro-me muito bem como se fosse hoje, porque foi um grande momento de inquietação, porque iria tomar a decisão que mudaria para sempre a minha vida: decidi entrar no seminário. As coisas não eram bem claras, era uma criança de 12 anos, mas vi aí uma luz que aos poucos me foi iluminando e fortalecendo.”

Já no seminário foi aprofundando e cultivando a semente de Deus que brotava e crescia dentro dele. Sentia grande vontade de fazer da sua vida uma entrega a Deus e ao serviço dos irmãos, seguindo este modo especial de vida consagrada. Ao ouvir os missionários que vinham das terras de missão e contavam as suas aventuras e dificuldades no seguimento da vontade de Deus, o Pe. Flávio sentia no seu íntimo o desejo de um dia poder fazer a mesma experiência e colocar-se totalmente ao serviço. Ecoavam também no seu coração, conta-nos, as palavras do Pe. Dehon, Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, da qual é membro, “levar o mundo ao Coração de Cristo e trazer Cristo ao Coração do mundo”, e a seu exemplo queria unir a sua vida à oblação reparadora de Cristo ao Pai pelos homens.

 

Etapas de fé

Esteve no Colégio Missionário S. Coração, Funchal, durante 4 anos, depois foi para Coimbra para o Instituto Missionário onde esteve 3 anos e onde terminou o 12º ano e fez o Postulantado (período de preparação para o Noviciado).

A etapa seguinte, o Noviciado, decorreu em Esgueira, Aveiro, onde permaneceu durante um ano (2004/2005), tempo importante de preparação para ingressar na vida religiosa. No final desse ano fez os votos religiosos temporários. Seguidamente, foi para Alfragide, Diocese de Lisboa, fazendo parte da comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima, frequentando três anos (2005/2008) do curso de teologia na Faculdade de Teologia.

“Depois interrompi dois anos (2008/2010), tendo sido colocado em Angola para assim fazer o chamado estágio de vida religiosa (período de experiência de vida comunitária e também de apostolado). No final desses dois anos, regressei a Lisboa, para terminar o curso. Entretanto, fiz os votos perpétuos (2012) e recebi os Ministérios de Leitor e de Acólito. Fui ordenado diácono (02 de dezembro de 2012) e ordenado presbítero no dia 27 de julho de 2013, na Catedral do Funchal”.

O Pe. Flávio Gouveia sente uma grande alegria em ter sido chamado para servir a Deus mais de perto, e põe-se totalmente ao Seu serviço. Agradece à família, a todos os seus confrades, ao seu pároco e sacerdotes e a todos os que o apoiaram e lhe deram força para concretizar este chamamento. Termina a conversa exclamando: “Louvado seja Deus!”.

texto por Vanessa Furtado, FEC – Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES