Vocações |
Testemunho
O sonho missionário de chegar a todos
<<
1/
>>
Imagem

Com este horizonte proposto pelo Papa e que guia o percurso na nossa Diocese arrancamos o nosso novo ano pastoral.

Este sonho de Deus continua a tornar-se muito visível na vida de tantos que procuram dar a vida entregando-a ao Senhor, segundo a Sua vontade, ao serviço do Reino de Deus. Por isso, nesta altura do ano, muitos iniciam caminhos de discernimento e formação para descobrir a vocação a que Deus o chama.
Também na nossa Diocese há jovens que dão passos para aprofundar essa procura: a título de exemplo, uma jovem iniciará postulantado nas Servas de Nossa Senhora de Fátima, um jovem fá-lo-á junto do Carmelitas, outros dez no Seminário diocesano... Não é ainda o fim do percurso nem a certeza do que será a decisão final. Mas são sinais visíveis de que Deus continua a fazer-se ouvir quando alguém se põe a escutar. Aqui deixamos o testemunho de um desses jovens:

 

“Quando olho para todo o caminho percorrido ao longo desta minha caminhada vocacional e, sobretudo nesta altura em que estou prestes a entrar no seminário, vejo que o Senhor me foi chamando a este caminho várias vezes ao longo da vida, mas a minha superficial relação com Ele e com a Igreja fizeram com que fosse colocando essa hipótese de lado e, eventualmente, deixasse de pensar nela durante algum tempo.

Com o aprofundar da minha fé e da minha intimidade com o Senhor, há cerca de um ano e meio, a questão vocacional foi ressurgindo aos poucos na minha vida. Numa altura em que os meus planos para o futuro passavam essencialmente pela preocupação em arranjar um emprego estável que me permitisse ser independente, constituir família. Por muito que tentasse não pensar no assunto, sentia que o chamamento que o Senhor me fazia era cada vez mais frequente, sobretudo nos momentos mais intensos de oração.

Assim, e após cerca de seis meses de intenso debate interior, decidi confiar no Senhor e ver o que Ele queria de mim. Depois de falar com o meu pároco, iniciei a minha caminhada no Pré-seminário. Os vários encontros, acompanhados pelas diversas sessões de direcção espiritual, que tive ao longo do ano, têm- me ajudado a desenvolver a capacidade de escutar Cristo e acolher o seu projecto Têm-me levado, também, a consolidar a minha caminhada e ir percebendo, cada vez melhor, qual o caminho que o Senhor quer que eu siga.

Não estou só nesta caminhada. Conto com o auxílio do Senhor, bem como com a oração das comunidades cristãs, em particular da Paróquia da N. Sra. dos Navegantes, que me acolheu e acompanhou nesta caminhada vocacional. A oração de todos ajudar-me-á a corresponder da melhor forma ao chamamento de Jesus Cristo.”

 

João Silva

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES