Lisboa |
Nova paróquia
Gaeiras é a mais recente paróquia da diocese
<<
1/
>>
Imagem

Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda de Gaeiras. Esta é a mais recente paróquia do Patriarcado de Lisboa, que foi criada no passado dia 8 de setembro, por decreto do Patriarca D. Manuel Clemente, e que assim se desanexa da paróquia de Óbidos.

 

Nesse mesmo dia, D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar, presidiu à Eucaristia que assinalou o início da nova paróquia que passa a integrar a Vigararia de Caldas da Rainha-Peniche. “Mais que o reconhecimento de algo já existente, gostaria antes que a elevação da comunidade das Gaeiras à qualidade de Paróquia fosse assumida por todos como responsabilidade. A vida cristã nunca está parada. Ela é sempre o dinamismo do amor de Deus em nós: é a sua força, a sua ousadia, a capacidade que ele nos dá de irmos mais longe e de o aprofundarmos em cada dia que passa”, salientou D. Nuno Brás. Para o Bispo Auxiliar de Lisboa, “mais que manter aquilo que já existe, pede-se aos cristãos das Gaeiras que se deixem de tal modo entusiasmar pelo amor de Deus que possam contagiar a todos”.

 

População católica

No decreto, o Patriarca de Lisboa explica a criação da paróquia de Gaeiras pelo desenvolvimento local e religioso. “Elevada a Freguesia pela lei 105/85 de 4 de Outubro, o lugar das Gaeiras da Paróquia de Santa Maria de Óbidos conheceu um notável desenvolvimento económico, social e cultural que determinou a sua elevação a Vila pela lei 52/2001 de 12 de Julho. Igualmente notável tem sido o seu desenvolvimento religioso que levou à construção de uma nova e ampla Igreja dedicada no passado dia 9 de Setembro de 2013”. O documento recorda ainda que “a freguesia tem 2331 habitantes, segundo o censo de 2011 e é a mais populosa do Concelho de Óbidos”, sendo que “a sua população é, na grande maioria, católica”. “A vida cristã desenvolve-se à volta da celebração do Dia do Senhor em vários serviços ligados à Palavra de Deus – catequese (cerca de 90 catequizandos do 1º ao 10º ano), leitores (cerca de 20) – à Liturgia com um grupo coral de cerca de 30 membros e à ação sócio-caritativa. Muitas outras atividades como a catequese de adultos e os cursos de preparação para o batismo e casamento, desenrolam-se no âmbito da pastoral interparoquial de Óbidos. Tem uma equipa de pastoral e outra de assuntos económicos que podem ser embrião quer do Conselho de Pastoral Paroquial, quer do Conselho dos Assuntos Económicos”, sugere o decreto.

O espaço geográfico da nova Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda de Gaeiras corresponde ao território da freguesia civil das Gaeiras e foi desmembrado do território da Paróquia de Santa Maria de Óbidos. A agora paróquia de Gaeiras tem como pároco o padre Paulo Gerardo, pároco de Óbidos, e além da nova igreja dedicada pelo Patriarca, em 9 de setembro de 2013, e que passa a ser a sede da paróquia, possui ainda a antiga igreja.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES