Juventude |
Festival Diocesano da Canção Cristã
A música como serviço
<<
1/
>>
Imagem

A poucos dias do Festival da Canção da nossa Diocese de Lisboa, que se realiza no próximo dia 27, o Serviço da Juventude mostra o percurso do grupo que venceu a edição anterior. A partir do testemunho do jovem Nuno Trindade, da Amadora, conhecemos como a música tem sido uma forma de evangelização na sua paróquia.

 

Quando foi anunciada a canção vencedora do Festival Diocesano ficámos surpreendidos e genuinamente felizes! Não porque nenhum de nós estivesse obcecado com a vitória mas pelo facto de o nosso trabalho de composição e interpretação ter sido reconhecido como instrumento de evangelização. Foi também neste momento que nos apercebemos, mais uma vez, dos frutos de amizade e companheirismo cristãos que colhemos nesta caminhada em grupo.

Somos de uma capela pequena e muito acolhedora, a Capela de Santo António da Mina, pertencente à Paróquia da Amadora. Nesta “nossa casa”, os jovens têm um papel importante na dinamização da vida da comunidade. Desde cedo, damos catequese, participamos no coro, estamos inseridos em grupos de jovens e trabalhamos no que for preciso para que a vida desta nossa “família” funcione em pleno. De momento, juntamente com a Liliana Costa, que também participou comigo no Festival Diocesano, somos responsáveis pelo coro da catequese. Este coro anima semanalmente a única Eucaristia que existe na capela, aos sábados, às 17h. Esta tem sido, para nós, uma experiência muito gratificante porque vemos os nossos “pequenos cantores” a crescer e começarmos a perceber que sentem interesse em aproximarem-se de Cristo e da vida da Sua Igreja.

 

Ao serviço da comunidade

Para além do serviço prestado neste pequeno centro de culto, estamos inseridos na Comunidade Juvenil da Amadora, que é constituída por todos os grupos de jovens de ação e reflexão que se inserem no sector pastoral da evangelização nos diferentes locais de culto da Paróquia. De momento, a coordenação da comunidade juvenil é da responsabilidade da Ana Vaz, Daniela Rodrigues, Sandra Mourisco que juntamente comigo, têm as funções de coordenar e dinamizar a ação da pastoral juvenil, em estreita ligação com os animadores dos grupos (em três fases de aprofundamento da Fé: Itinerário Catequético, Itinerário Juvenil e Projeto Juvenil) e com o pároco. O nosso principal objetivo é criar uma comunidade viva e participativa, com consciência clara do seu papel na Igreja de Jesus Cristo. A partir deste objetivo, são propostos momentos de recoleção e reflexão (retiros), momentos de formação (conferências e workshops) e momentos de oração comunitária. Participamos também nas atividades propostas pelo Serviço da Juventude da nossa Igreja Diocesana de Lisboa e muitos de nós frequentam ou já terminaram o curso de Formação de Animadores.

 

Encontro pela música

A música esteve e está sempre presente. Ela é, realmente, uma constante nas atividades em que se envolvem os jovens da Comunidade Juvenil. Uma vez que há que colocar os nossos dons a render em prol dos nossos irmãos, muitos foram os eventos que preparámos em que a música constitui o ponto forte. Desde a organização de cafés-concertos, passando pela animação musical de almoços de convívio na paróquia, um concerto de Natal para os vários coros, até à preparação de dois teatros musicais: “Viagem ao Mundo Disney” e “O Príncipe do Egito”, é esta a forma que temos encontrado de, simultaneamente, oferecermos momentos de lazer à nossa comunidade e angariar fundos para a participação em eventos que nos fazem crescer na Fé, como por exemplo, as Jornadas Mundiais da Juventude e a organização de Festivais Vicariais da Canção Cristã.

É curioso ver que foi através da música, em particular da participação no coro, que senti a minha caminhada cristã tornar-se “numa coisa mais séria”. Foi a beleza dos cânticos, juntamente com a mensagem transmitida pelas letras, que despoletaram a vontade de conhecer melhor Jesus. Foi desta forma simples mas profunda que me comecei a aproximar d’Ele, que deixei que começasse a “trabalhar” e a ser em mim. Portanto, a vitória no passado Festival Diocesano da canção Cristã teve um sabor muito especial!

Acreditamos na frase de Santo Agostinho “cantar é rezar duas vezes”. Acreditamos que, a canção cristã é uma forma de Cristo se encontrar com cada um de nós e, a partir desse encontro, a vida mudar por completo e ganhar sentido verdadeiro! Encarámos esta vitória como uma graça de Deus. Apesar de não ter mudado, como que “por magia”, a nossa caminhada de serviço na comunidade, foi possível, a partir dela, renovarmos o ânimo para continuarmos ao serviço d’Aquele que é a nossa Esperança! Desejamos que este ano o Festival Diocesano da Canção Cristã seja novamente uma festa da música e da alegria de viver em Cristo!

 

___________________

 

Festival da Canção

O próximo dia 27 de Setembro é data para o XIX Festival Diocesano da Canção Cristã. A edição deste ano decorrerá em Torres Vedras, no Pavilhão Multiusos, às 21h00 e terá como tema “O que importa é a fé que se realiza pela Caridade” (Gal 5,6).

Serão 12 as canções concorrentes, com a participação de 65 jovens, vindos de toda a diocese.

O custo dos bilhetes é de 3¤ e poderão ser adquiridos na bilheteira do Pavilhão, no dia do Festival, a partir das 18h00.

Para efetuar reservas de bilhetes, deve enviar um email, até dia 25 de Setembro, para juventude@patriarcado-lisboa.pt com os dados para contacto e a quantidade de bilhetes pretendida. No dia do Festival os bilhetes reservados deverão ser levantados e pagos na bilheteira do Pavilhão entre as 18h00 e as 20h30. A partir das 20h30 os bilhetes reservados que não forem levantados serão colocados à venda ao público.

  

___________________

 

Formação de Animadores - Inscrições abertas

 

A todos os que já são animadores de grupos de jovens e a todos os que pretendem ser no futuro, o Serviço da Juventude propõe a “Formação de Animadores” (FA).

 

A FA está estruturada em nove encontros distribuídos por 3 anos (3 fins-de-semana por ano). Tem uma orgânica temática própria, com objectivos claros e definidos e, por isso supõe um mínimo de frequência.

Atualmente existem cerca de 150 jovens que aceitaram o desafio e frequentam os vários grupos de formação, divididos por diferentes anos. É uma oportunidade de, como animador, aprofundar a ligação a Cristo, à Igreja e à Diocese, na sua diversidade de experiências, de pessoas e de movimentos.

As pré-inscrições para este novo ciclo de três anos (2014-2017) estão abertas e decorrem até ao próximo dia 15 de Outubro. Podem ser feitas em www.juventude.patriarcado-lisboa.pt


___________________

 

Programa para 2014-2015

Está já disponível o programa do Serviço da Juventude para o próximo ano pastoral 2014-2015 que tem como tema: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). Será também o primeiro ano da caminhada sinodal que, em conjunto com toda a comunidade diocesana, se inicia. Consulte o programa em www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

fotos por Serviço da Juventude
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES