Lisboa |
Ultreia dos Cursos de Cristandade
Bispo Auxiliar desafia movimento à participação no Sínodo Diocesano
<<
1/
>>
Imagem
“O grande objetivo do caminho sinodal não é a organização eclesial, mas ‘o sonho missionário de chegar a todos’ (EG 31), do empenho missionário de toda a vida diocesana”, recordou D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, durante a Ultreia dos Cursos de Cristandade, que decorreu na Amadora.

 

Garantindo que “todos são necessários” à obra da evangelização, D. Joaquim Mendes lembrou, no passado dia 81 de setembro, o desejo de “criar um grande movimento de partilha na comunidade local e na Igreja Diocesana que inspire, estimule, incentive e motive a ensaiar numa comunidade aquilo que foi feito noutra e deu fruto, em ordem à elaboração do instrumento de trabalho sinodal”.

A caminhada sinodal que as paróquias e movimentos do Patriarcado de Lisboa estão a iniciar neste novo ano pastoral deve, segundo o Bispo Auxiliar, “envolver ‘as forças vivas’ da comunidade para criar um dinamismo missionário, um movimento missionário para chegar a todos, para levar a todos a alegria do Evangelho, a alegria do encontro com Cristo, a alegria da salvação”. “Trata-se de ‘avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão’, de nos colocar ‘em estão permanente de missão’ (EG 25)”, apontou. A oração, a formação, a reflexão e a partilha são as quatro vias simultâneas da caminhada sinodal, indicou D. Joaquim, referindo ainda que ”Sínodo significa caminhar juntos”. “Este ‘juntos’ é fundamental, porque só em comunhão se pode evangelizar, anunciar Cristo e dar credibilidade ao anúncio com o testemunho de comunhão, de unidade”.

Neste encontro, o Bispo Auxiliar desafiou ainda os membros dos Cursos de Cristandade a deixarem-se “interpelar e transformar por Jesus Cristo, pela Palavra de Deus, pelos Sacramentos, pelos acontecimentos do nosso tempo, pelas pessoas”.

A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Sinto-lhe o cheiro! Do tempo em que Setembro era o mês de preparar a entrada na Escola. O cheiro...
ver [+]

Tony Neves
Hoje, 1 de setembro, é o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES