Lisboa |
Ultreia dos Cursos de Cristandade
Bispo Auxiliar desafia movimento à participação no Sínodo Diocesano
<<
1/
>>
Imagem
“O grande objetivo do caminho sinodal não é a organização eclesial, mas ‘o sonho missionário de chegar a todos’ (EG 31), do empenho missionário de toda a vida diocesana”, recordou D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, durante a Ultreia dos Cursos de Cristandade, que decorreu na Amadora.

 

Garantindo que “todos são necessários” à obra da evangelização, D. Joaquim Mendes lembrou, no passado dia 81 de setembro, o desejo de “criar um grande movimento de partilha na comunidade local e na Igreja Diocesana que inspire, estimule, incentive e motive a ensaiar numa comunidade aquilo que foi feito noutra e deu fruto, em ordem à elaboração do instrumento de trabalho sinodal”.

A caminhada sinodal que as paróquias e movimentos do Patriarcado de Lisboa estão a iniciar neste novo ano pastoral deve, segundo o Bispo Auxiliar, “envolver ‘as forças vivas’ da comunidade para criar um dinamismo missionário, um movimento missionário para chegar a todos, para levar a todos a alegria do Evangelho, a alegria do encontro com Cristo, a alegria da salvação”. “Trata-se de ‘avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão’, de nos colocar ‘em estão permanente de missão’ (EG 25)”, apontou. A oração, a formação, a reflexão e a partilha são as quatro vias simultâneas da caminhada sinodal, indicou D. Joaquim, referindo ainda que ”Sínodo significa caminhar juntos”. “Este ‘juntos’ é fundamental, porque só em comunhão se pode evangelizar, anunciar Cristo e dar credibilidade ao anúncio com o testemunho de comunhão, de unidade”.

Neste encontro, o Bispo Auxiliar desafiou ainda os membros dos Cursos de Cristandade a deixarem-se “interpelar e transformar por Jesus Cristo, pela Palavra de Deus, pelos Sacramentos, pelos acontecimentos do nosso tempo, pelas pessoas”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES