Papa |
A uma janela de Roma
Papa convida a rezar pelo Sínodo da Família
<<
1/
>>
Imagem
Inicia-se este Domingo o Sínodo da Família, em Roma. Na semana em que foi divulgado o tema do Dia das Comunicações Sociais, o Papa Francisco participou com Bento XVI no encontro mundial de idosos, rezou vésperas com os jesuítas e chamou a Roma os núncios apostólicos do Médio Oriente.

 

1. O Papa convidou os cristãos a rezar o Rosário pelo próximo Sínodo dos Bispos, dedicado à família, que tem início marcado para este Domingo, 5 de outubro. “No início deste mês, dedicado à meditação da vida de Maria e do seu Filho nos mistérios do Rosário, convido todos a rezar segundo as intenções da Igreja, sobretudo pelo Sínodo dos Bispos dedicado à família. Rezai também por mim”, pediu, no final da audiência-geral de quarta-feira, dia 1 de outubro, que decorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano. A terceira assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 5 a 19 de outubro.

Os carismas na Igreja foi o tema da catequese do Papa na audiência-geral. “Na perspetiva cristã, o carisma é bem mais de uma qualidade pessoal, de uma predisposição de que se pode ser dotado: o carisma é uma graça, um dom concedido por Deus Pai, através da ação do Espírito Santo. E é um dom que é dado a alguém não porque seja mais capaz do que os outros ou porque mereceu: é um presente que Deus lhe dá, para que com a mesma gratuidade e o mesmo amor o possa colocar ao serviço da inteira comunidade, para o bem de todos”, salientou Francisco.

Na saudação aos peregrinos presentes na Praça de São Pedro, o Papa dirigiu-se aos membros da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), de Portugal. “Agradeço a vossa presença e convido-vos a continuar a dar o vosso fiel testemunho cristão na sociedade. Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo, para entenderdes o verdadeiro sentido da história. De bom grado abençoo a vós e aos vossos entes queridos, encorajando-vos na reza do terço ao anoitecer de cada dia”, declarou.

 

2. A família vai estar no centro do Dia Mundial das Comunicações Sociais do próximo ano, em consonância com a reflexão promovida no Sínodo dos Bispos, anunciou, esta segunda-feira, dia 29, o Vaticano. ‘Comunicar a família. Ambiente privilegiado do encontro, na gratuidade do amor’ é o tema escolhido pelo Papa Francisco. “Os acontecimentos quotidianos falam-nos também sobre o cansaço da família. As mudanças culturais muitas vezes não ajudam a entender o quanto a família seja um bem”, indica um comunicado do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. O texto cita São João Paulo II para sublinhar a importância da “gratuidade” nas relações entre os membros da família.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (17 de maio, em 2015). A mensagem do Papa é tradicionalmente publicada por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales (24 de janeiro), padroeiro dos jornalistas O dia é depois assinalado, em muitos países, no Domingo da Ascensão, que, em 2015, será a 17 de maio.

 

3. O Papa considera que a violência contra os mais velhos é desumana e o abandono dos idosos é um problema da cultura de hoje. No encontro mundial de idosos e avós, Francisco lembrou os que vivem em lares. "Os lares de idosos devem ser os pulmões da humanidade, num país, num bairro, numa paróquia. Devem ser santuários da humanidade nos quais quem é velho e fraco seja cuidado e guardado como um irmão ou uma irmã", disse. Depois do encontro, em que participou também o Papa Emérito Bento XVI, o Francisco presidiu à Missa, na Praça de São Pedro. Na homilia, reforçou a importância do encontro entre jovens e idosos. “Assim, a Virgem Maria indica-nos o caminho: o caminho do encontro entre os jovens e os idosos. O futuro de um povo supõe necessariamente este encontro: os jovens dão a força para fazer caminhar o povo e os idosos revigoram esta força com a memória e a sabedoria popular”.

Francisco lembra que “às vezes há gerações de jovens que, por complexas razões históricas e culturais, vivem de forma mais intensa a necessidade de se tornar autónomos dos pais, a necessidade quase de ‘libertar-se’ do legado da geração anterior. Parece um momento de adolescência rebelde”. Mas reforça que “se não se volta a encontrar um equilíbrio novo, fecundo entre as gerações, o resultado é um grave empobrecimento para o povo, e a liberdade que prevalece na sociedade é uma liberdade falsa, que se transforma quase sempre em autoritarismo”.

 

4. O Papa Francisco referiu que nenhum católico está dispensado de remar ao serviço da Igreja. Na homilia da celebração de vésperas por ocasião dos 200 anos da reconstituição da Companhia de Jesus (jesuítas), no sábado, dia 27 de setembro, na igreja de Jesus, em Roma, Francisco lembrou que “a barca da Companhia foi abanada pelas ondas e não é para admirar. Também a barca de Pedro o pode ser hoje. A noite e o poder das trevas estão sempre próximos”. Reconhecendo que “custa muito remar”, o Papa sublinhou que “os jesuítas devem ser remadores especialistas e valorosos, como disse Pio VII. Por isso remai, sejam fortes também nos ventos contrários. Rememos ao serviço da Igreja. Rememos juntos. Mas enquanto remamos – todos remamos, até o Papa rema na barca de Pedro – devemos rezar muito: ‘Senhor Salva-nos’, ‘Senhor, salva o teu povo’”.

 

5. O Papa Francisco chamou a Roma os núncios apostólicos (embaixadores da Santa Sé) no Médio Oriente para uma reunião que vai ter lugar entre quinta-feira e este sábado, dia 4 de outubro. Em causa está a grave crise que atravessa a região, sobretudo no Iraque e na Síria, mas que ameaça também os estados vizinhos do Líbano, Irão, Jordânia e até a Turquia (que faz fronteira com Iraque e Síria e tem albergado muitos refugiados). A mais recente ameaça vem dos jihadistas do Estado Islâmico, que se encontra às portas de Bagdad, depois de ter ocupado parte significativa do Iraque e da Síria.

Os núncios reúnem-se com membros da cúria para discutir os avanços do Estado Islâmico e a resposta da comunidade internacional. A situação dos cristãos no Médio Oriente vai ser certamente um dos temas abordados, já que são uma das comunidades mais perseguidas pelo Estado Islâmico. Presentes na reunião estarão também os representantes da Santa Sé junto da União Europeia e da ONU.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES