Lisboa |
Encontro Nacional dos Jovens Sem Fronteiras, em Tires
“Tornai-vos evangelizadores dos outros jovens”
<<
1/
>>
Imagem
O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes convidou os membros do movimento Jovens Sem Fronteiras (JSF) a tornarem-se protagonistas da vida da Igreja.

 

Na celebração eucarística de encerramento do Encontro Nacional dos Jovens Sem Fronteiras, que decorreu em Tires, Cascais, de 3 a 5 de outubro, o Bispo Auxiliar do Patriarcado apelou ao anúncio. “Enraizados em Cristo, tornai-vos protagonistas da vida da Igreja. Sede nela uma presença concreta, de participação, colaboração e corresponsabilidade. Tornai-vos evangelizadores dos outros jovens. Levai-lhes Cristo e a alegria do Evangelho que enche o coração e a vida. Não deixeis ofuscar pelos valores passageiros da nossa sociedade e do nosso mundo. Procurai e encontrareis em Jesus a verdadeira resposta às vossas interrogações e inquietações. Estai atentos e despertos para as coisas que verdadeiramente contam na vida. Sede semeadores da esperança que vos vem de Jesus Cristo”, convocou D. Joaquim Mendes.

Aos JSF, que são a expressão juvenil dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos), o Bispo Auxiliar deixou ainda desafios: “Com o vigor da vossa juventude, dai o vosso contributo para a renovação da vinha do Senhor, para a transformação missionária da Igreja, das vossas comunidades, das vossas famílias, dos vossos grupos, dos outros cristãos. Sede jovens abertos ao futuro, alegres, criativos, audazes, generosos e solidários, próximos dos pobres, dos sós e dos abandonados; sede bons samaritanos dos jovens abandonados, feridos, marginalizados, de todos os que jazem à beira do caminho. Sede aliados de Jesus, sinais e portadores do seu amor no mundo”.

Durante a celebração, concelebrada pelo provincial dos Espiritanos, padre Tony Neves, entre outros padres da congregação, foi também feito o envio missionário de um elemento dos JSF de Carvalhal que vai partir para Moçambique, África.

O XXVI Encontro Nacional dos Jovens Sem Fronteiras realizou-se com o tema ‘Abre o coração… Alegra-te no Senhor’ e ficou marcado por momento de “oração, formação e convívio” na paróquia de Tires.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES