Lisboa |
IX Congresso da AIC
Media católicos devem promover cultura de encontro e alegria
<<
1/
>>
Imagem

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) espera que os órgãos de comunicação da Igreja promovam “uma cultura de encontro e de alegria”.

 

“Vivemos um tempo de profundo pessimismo. Os órgãos de comunicação cristãos devem ser sinal de esperança e transmissores de alegria, pois dessa forma serão, também, promotores de uma cultura de encontro e de valorização do Homem. É tempo de deixar os discursos pouco credíveis onde os media não fazem uma verdadeira leitura dos acontecimentos e se comportam sobretudo como lugares de desencontro. Cabe-nos cultivar um jornalismo de proximidade, criando empatia na relação com as pessoas. O que importa realmente são as pessoas e não as coisas. O seu testemunho é mais que a doutrina”, referem as conclusões do IX Congresso da AIC, realizado em São Bento da Porta Aberta, Terras de Bouro, Arquidiocese de Braga, entre 23 e 25 de outubro, com a participação de 63 congressistas. O encontro, que teve como tema ‘MEDIAdores da Alegria e do encontro’, salientou igualmente a “necessidade de reagir à secularização que se vive na Europa, sobretudo no que concerne aos meios de comunicação” e de “dar destaque a temas importantes, ao invés de temas interessantes”.

fotos por João Cláudio Fernandes
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES