Lisboa |
Patriarca de Lisboa inaugurou Centro de Recursos da Casa do Oeste
“Na Casa do Oeste está o espírito da Ação Católica Rural”
<<
1/
>>
Imagem

D. Manuel Clemente presidiu à cerimónia de inauguração, neste último Domingo, do Centro de Recursos e Biblioteca João XXIII na Casa do Oeste, em Ribamar, no concelho da Lourinhã.

 

O Patriarca de Lisboa associou-se a mais um investimento promovido pela Fundação João XXIII que, para o efeito, beneficiou de fundos comunitários canalizados pelo PROMAR – Programa Operacional do Mar. Foi convertido o antigo auditório da Casa do Oeste numa sala de exposição, biblioteca e área de trabalho que passa a estar acessível a todos os interessados. Este centro pretende conservar a memória de uma zona litoral ligada ao mar e à agricultura, sendo colocado à disposição de toda a gente, de uma forma organizada, para que possa ser utilizada também para a investigação da sociologia rural e da evangelização como contributo para a história.

A organização documental e catalogação do material – 6.284 livros – tem contado com a participação activa de dois três voluntários e, ainda, como o apoio técnico da Biblioteca Municipal da Lourinhã. O GEAL, através do Museu da Lourinhã, tem apoiado no âmbito do acervo etnográfico. Segundo o padre Joaquim Batalha, presidente do conselho de administração da fundação, este novo centro de recursos “reúne a pluralidade e a riqueza das diversas situações ou áreas do mundo rural”. De acordo com o também pároco de Ribamar, “há aqui documentação da vida das pessoas e da sua cultura, com os seus problemas e propostas de resposta dos animadores locais que a Acção Católica Rural (ACR) foi formando e que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da região Oeste”. 

O Patriarca de Lisboa sublinhou, na ocasião, que este novo equipamento “é muito importante para a comunidade e está muito dentro daquilo que aqui aconteceu desde que esta casa foi sonhada desde meados do século passado”. D. Manuel Clemente destacou que, na Casa do Oeste, “está o espírito da Acção Católica Rural e o que deu à Igreja e, concretamente, à sociedade portuguesa, que no fundo é a maneira cristã de estar no mundo”. 

Esta cerimónia integrou o programa da Festa das Colheitas que anualmente é realizada na Casa do Oeste. A celebração eucarística, presidida por D. Manuel Clemente, marcou a abertura do Ano Apostólico e o envio das equipas da ACR e da Juventude da ACR na sua missão, tendo como pano de fundo o Sínodo Diocesano.

texto e foto por Paulo Ribeiro
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES