Vocações |
Semana dos Seminários (9 a 16 de Novembro)
O nosso Seminário Diocesano
<<
1/
>>
Imagem
Com o mês de Novembro, chega a Semana dos Seminários, que este ano irá decorrer entre os dias 9 e 16 de Novembro. No final da mesma, dia 16, assinala-se o Dia dos Seminários.

 

Os materiais elaborados a nível nacional pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios já estão disponíveis na internet em formato digital, e poderão ser descarregados e usados nas nossas comunidades. Neles encontramos subsídios muito úteis, que poderão ser utilizados localmente: mensagem para a semana, duas sessões de catequese (para a infância e para a adolescência), dois esquemas de vigília de oração, preces da oração dos fiéis para a eucaristia, meditações para a oração do rosário…

Também podemos encontrar na internet o cartaz da Semana e a pagela com a oração: estes existem igualmente em formato de papel e estarão disponíveis no Patriarcado e nas comunidades durante a próxima semana.

Cá na nossa Diocese também foram elaborados os habituais cadernos que apresentam os nossos seminaristas e as datas vocacionais mais significativas já agendadas para este ano. Também eles estarão disponíveis no patriarcado e nas Paróquias durante a próxima semana.

Como ensina o Concílio Vaticano II, o Seminário Diocesano é de extrema importância na vida da Igreja local, enquanto verdadeiro coração da Diocese (cf. OT n.º 5). Por isso deve ser sujeito do nosso cuidado e atenção, seja por meio da oração intensa e fiel, seja pela patilha de bens e meios, seja pelo empenho em colaborar com Deus na obra de chamar novas vocações ao sacerdócio.

Para ajudar a desenvolver esse carinho e cuidado, o Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa elaborou uma exposição itinerante que apresenta o nosso Seminário Diocesano, na sua múltipla faceta: o Seminário Maior em duas casas (Olivais e Caparide), o Seminário Missionário Redemptoris Mater (Caneças), o Seminário Menor (Penafirme); e ainda o Pré-Seminário, que acompanha e apresenta candidatos ao Seminário diocesano. Esta pequena exposição, que consta de 6 painéis gráficos com texto e imagens, será inaugurada na Semana dos Seminários numa das paróquias da cidade de Lisboa, e ficará depois disponível para percorrer as paróquias que o solicitarem.

A fim de despertar o desejo de receber esta exposição, deixamos aqui apenas 3 pequenas passagens da mesma, nas quais o Seminário é apresentado como:

- Um modelo evangélico: «Na realidade, uma prolongada e íntima permanência de vida com Jesus é apresentada no Evangelho como premissa necessária para o ministério apostólico. (…) Antes de serem enviados a pregar e a fazer curas, são chamados a “estar com Ele” (Mc 3, 14). A identidade profunda do Seminário é a de ser, a seu modo, uma continuação na Igreja da mesma comunidade apostólica reunida à volta de Jesus, escutando a sua palavra, caminhando para a experiência da Páscoa, esperando o dom do Espírito para a missão» (Pastores Dabo Vobis, 60).

 

- Uma fundamental experiência de Igreja para o ministério: «O seminário é, em si mesmo, uma experiência original da vida da Igreja» (PDV 60). «No sulco da tradição formativa [o Seminário] é chamado, no presente da Igreja, a propor aos candidatos ao sacerdócio uma experiência capaz de transformar os seus programas vocacionais em fecunda realidade apostólica (…) num clima de oração, estudo e fraternidade. Esta é a atmosfera evangélica, esta é a vida repleta de Espírito Santo e de humanidade, que permite a quantos nela se imergem, assimilar no dia-a-dia os sentimentos de Jesus Cristo, o seu amor pelo Pai e pela Igreja, a sua dedicação incondicional ao Povo de Deus. Oração, estudo, fraternidade e também vida apostólica: eis os quatro pilares da formação» (Papa Francisco, 14/04/2014).

- Um importante caminho de formação actual: «Hoje os princípios da vocação sacerdotal são mais variados e distintos do que nos anos passados. (…) Desponta nas experiências de uma profissão secular já assumida, (…) cresce nas comunidades, especialmente nos movimentos (…) amadurece também em encontros muito pessoais com a grandeza e a miséria do ser humano. Deste modo os candidatos ao sacerdócio vivem muitas vezes em continentes espirituais completamente diversos; poderá ser difícil reconhecer os elementos comuns do futuro mandato e do seu itinerário espiritual. Por isso mesmo, o Seminário é importante como comunidade em caminho que está acima das várias formas de espiritualidade. (…) O Seminário é o período em que aprendeis um com o outro e um do outro (…) de modo que cada um possa contribuir com os seus dotes peculiares para o conjunto, enquanto todos servem a mesma Igreja, o mesmo Senhor» (Bento XVI, carta aos seminaristas, 18/10/2010).

 

Mas importa ainda deixar aqui uma palavra acerca de outros Seminários que a nossa Diocese acolhe. Pertencem a Institutos Religiosos e são casas de formação nas quais alguns dos respectivos confrades se formam para abraçar o ministério sacerdotal. São eles:

- Casa de Formação da Sociedade de São Paulo (Apelação): Paulistas.

- Casa do Postulantado (Linda a Velha): Missionários Passionistas.

- Seminário Missionário do Verbo Divino (Lisboa): Missionários do Verbo Divino.

- Seminário de Nossa Senhora de Fátima (Alfragide): Dehonianos.

 

Toda esta riqueza existente no nosso Patriarcado há-de convocar-nos a uma atitude de gratidão e súplica, dirigidas a Deus pela imensa solicitude em cuidar do seu rebanho e por continuar a chamar homens que tornem visível o seu cuidado pastoral.

Coração Sacerdotal de Jesus, multiplicai, santificai e actuai pelos sacerdotes!

 

___________________


Oração pela Semana dos Seminários

Senhor, nosso Deus, nós Vos bendizemos,

porque nos chamastes a ser cristãos

e discípulos de Jesus Cristo, o único Mestre.

Nós Vos damos graças pelos pastores,

que nos conduzem às fontes da Palavra,

ao banquete da Eucaristia

e aos caminhos da Reconciliação.

Nós Vos pedimos pela Igreja,

para que, testemunhando a alegria do Evangelho,

gere no seu seio santas vocações sacerdotais.

Por intercessão de Maria,

nós vos pedimos pelos nossos Seminários,

escola de cristãos, discípulos e pastores:

servidores da alegria do Evangelho.

Ámen.

texto pelo Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES