Lisboa |
Externato de Penafirme
Excelência, valor e mérito reconhecidos a mais de 400 alunos
<<
1/
>>
Imagem

A comemoração dos 39 anos do Externato de Penafirme iniciou-se, na véspera do dia 1 de novembro, com a entrega dos quadros de excelência e de valor. Numa cerimónia solene, subiram ao palco 147 alunos, do Externato e da Escola Profissional de Penafirme, que se destacaram por elevados patamares de excelência ao longo do ano letivo de 2013/14. Foram 59 os alunos que foram chamados por se terem transcendido em ações de valor.

 

Foi no âmbito desta mesma cerimónia que os alunos das duas escolas que concluíram o 12º ano receberam os seus diplomas. “Atrás de cada um destes diplomas encontramos o rosto dum jovem”, frisou o diretor pedagógico do Externato, padre Carlos Silva, caraterizando-os como sendo “os mais esforçados aprendizes da humanidade” e os que se revelaram particularmente atentos aos demais. São estes jovens, insistiu o diretor, que recordam a missão fundamental da Escola: “educar, ajudar a crescer, desvendar ignorância, abrir corações ao Mais que nos visita”. 

A cerimónia, em que estiveram presentes também o vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente da Junta de Freguesia da Silveira, contou também com a intervenção do coro de alunos do Externato, dirigido pelo seu maestro, o professor Carlos Pedro Alves.

As comemorações do aniversário da Escola continuaram na segunda-feira, 3 de novembro. A meio da manhã, uma celebração eucarística juntou grande parte dos alunos, professores e funcionários dos diversos serviços escolares, enquadrando desta forma a missão educativa do Externato e da Escola profissional na sua missão de Escolas Católicas.

Ao longo de todo este Dia do Externato, cada ano teve a oportunidade de se encontrar com o diretor pedagógico: foi nesta altura que, no total, 212 alunos receberam os seus Diplomas de Mérito. Mérito em áreas tão diversas como o desporto, o voluntariado/solidariedade, as Ciências ou as Artes. A reconhecer o sucesso da Educação Ambiental e do grande leque de atividades realizados por alunos e professores do atual 9º ano, hasteou-se a bandeira ‘Eco-Escolas 2013-14’.

“Excelência, Valor e Mérito: é preciso e é possível fazer mais do que o ‘mais-ou-menos’, é preciso e possível viver para o Bem”. É esta a mensagem que fica do 39º aniversário desta escola do concelho de Torres Vedras.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES