Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
Um novo bispo para a Igreja
<<
1/
>>
Imagem

Quando o Senhor Jesus chama, não podemos olhar para trás. O seu convite, embora sendo dirigido à nossa liberdade, é tão irresistível que não podemos permanecer a olhar para medos, fraquezas, incapacidades. A vocação de Jesus é sempre maior.

Não se trata de um convencimento que nasça só do nosso eu e, muito menos, de um simples "gostar". Pelo contrário: é sempre Jesus quem passa, quem escolhe, quem chama. A nós é apenas pedida a disponibilidade para querer aquilo que Ele quer.

Só estas certezas – e aquela outra de que é o Senhor quem chama, muito concretamente, por meio da voz da Igreja (e, neste caso particular, por meio do Sucessor de Pedro) – me fazem, também a mim, viver com alegria a partida para outra diocese, como seu Bispo coadjutor, do Pe. João Marcos, amigo com quem partilhei tantos momentos de alegria e também tantos outros de tristeza ou dificuldade, eu como Reitor do Seminário dos Olivais e ele como seu Director Espiritual.

Ao longo destes anos, fui-me habituando ao seu conselho sábio, ao discernimento de quem procura ver mais longe e com os olhos de Deus. E sempre, sempre, o confronto com a seriedade da vida cristã e da entrega completa ao ministério sacerdotal, a mostrar que uma vida de Padre não é utopia inalcançável mas o fruto da docilidade de quem se vai deixando moldar pela graça divina.

E, depois, o olhar do artista, constantemente à procura da melhor expressão e exigente consigo mesmo. Ou antes, como ele me disse um dia, referindo-se aos seus quadros e à sua pessoa, o olhar de "um teólogo que pinta".

A Igreja recebe mais um Bispo, sucessor dos Apóstolos. É sempre um acontecimento de graça quando o Senhor passa e chama. Para o próprio e, sobretudo, para o povo de Deus.

A OPINIÃO DE
P. Nuno Amador
Joker, de Todd Phillips, é um filme sublime e perturbador. Sublime na lentidão certa com que nos dá...
ver [+]

Isilda Pegado
1. Na Universidade diziam-nos que quando entra a Justiça, já não há Família. E por isso, o chamado...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES