Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
O futuro do homem
<<
1/
>>
Imagem

Um programa emitido (por coincidência?) no dia da Imaculada Conceição pela televisão pública perguntava se Deus tinha futuro. E lá foram alguns ateus confessos, e alguns crentes (mais ou menos) de várias religiões dizendo as suas opiniões acerca de Deus. Como se a existência de Deus dependesse das nossas opiniões sobre Ele.

A questão, como é óbvio, não é se Deus tem futuro. Se Ele não existe (como, no dizer do Salmo 14, dizem os insensatos), é óbvio que não tem futuro. Se Ele existe (e disso estou firmemente seguro) não apenas tem futuro, como só n’Ele se encontra o futuro.

A questão é outra: é se o ser humano tem futuro sem Deus.

De há alguns séculos (desde o séc. XVIII) a esta parte, alguns na Europa (primeiro apenas uns quantos “intelectuais”, mas hoje muitos de entre a nossa população) têm procurado construir um mundo sem Deus. Tudo isso teve como resultado duas guerras mundiais, o comunismo e o nazismo com todas as atrocidades que praticaram e, a terminar, esta espécie de ser humano aborrecido consigo mesmo, na procura desesperada do divertimento quotidiano, sem saber o que quer nem quem é, que vemos hoje louvado e espalhado pela Comunicação Social.

É este modo de viver que não podemos deixar de nos interrogar se tem futuro. O resultado do homem que vive como se Deus não existisse está à vista: é esta falta de amor aos outros e a si próprio que vemos difundida por aí.

Em cada ano, o Advento e o Natal teimam em proclamar que não apenas Deus existe como quis vir até nós em Jesus de Nazaré. E que, apesar de tudo, não desiste de cada ser humano.

Por isso, é importante que também nós, cristãos, não desistamos deste mundo em que Deus nos chama a mostrá-Lo aos nossos contemporâneos. Disso depende o futuro do homem.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES